AMA: uma introdução ao Estudo das Toxinas no Ayurveda

Dentro da ideia de saúde e doença no Ayurveda, as toxinas acumuladas são uma das principais causas de desequilíbrios e doenças. Essas toxinas são chamadas de AMA, e prejudicam o metabolismo, a digestão e a formação dos tecidos no corpo.

FORMAÇÃO DE AMA 

A formação e o acúmulo de toxinas (AMA) no corpo está diretamente relacionada à capacidade de digestão. Dessa forma, uma das principais causa da formação de AMA no corpo é a má alimentação, ou a alimentação não adequada ao biotipo (dosha). 

A ingestão de alimentos processados, excesso de açúcares e frituras, ingestão de comida em horários inapropriados (noite e madrugada) contribuem diretamente para que as toxinas se acumulem, e acabem estagnadas nos tecidos do nosso corpo.

Conheça um curso online que ensina conceitos de biotipo, rotinas, fisiologia e alimentação ayurvédica: Princípios Básicos do Ayurveda.

OS PRINCIPAIS SINAIS DA FORMAÇÃO DE AMA:

-indigestão e falta de apetite

-sensação de peso e de inchaço após as refeições 

-constipação 

-mal-hálito

-dores de cabeça 

-formação de saburra na língua

TOXINAS FÍSICAS E MENTAIS

De acordo com a teoria dos panchamahabutas, gunas e doshas, desequilíbrios mentais e físicos podem ser encarados de forma semelhante dentro da linguagem do Ayurveda. Dessa forma, podemos encarar o processamento de situações e emoções do nosso cotidiano como uma digestão tão necessária e importante quanto a digestão física (que depende do jataragni). A incapacidade de lidar com situações, emoções e sentimentos gera toxinas da mesma forma que a má-digestão física. E pode ser reequilibrada da mesma forma.

AMA X AGNI

Ter uma boa digestão é essencial para evitar a formação de toxinas no corpo. Um Agni equilibrado permite que a digestão física e emocional seja eficiente e não gere resíduos, permitindo que a energia circule de forma adequada e os nutrientes sejam distribuídos aos tecidos. 

Dessa forma, quando o terapeuta percebe a formação de AMA no paciente, uma das primeiras ações é estimular a digestão através de condimentos, chás, alimentação adequada e uma rotina compatível. Depois que a digestão fica próximo ao ideal de acordo com o biotipo, podemos contar com os nutrientes da alimentação e com os benefícios da fitoterapia. 

PRINCIPAIS PROBLEMAS RELACIONADOS AO ACÚMULO DE TOXINAS

Os problemas relacionados ao acúmulo de toxinas se inicia com a má-digestão, sendo essa sendo a causa inicial e a primeira consequência agravada desse quadro. Em paralelo a esse problema temos o prejuízo do metabolismo na sua forma natural, podendo agravar o estado de acúmulo de toxinas ainda mais, e facilitar o agravamento de kapha. 

Observando através da linguagem do Ayurveda, pereceremos sinais relacionados, como a diminuição da capacidade prática de transformação da realidade e execução de planos, perda de parte da capacidade de organização, e tendência a acumular toxinas mentais, como mágoas e irritações

✔️ Produto adicionado com sucesso.