Para quem já conhece um pouco do Ayurveda, ou já segue as postagens do nosso blog, fica clara a importância da alimentação saudável e de todos os benefícios e problemas que podem vir com alterações em uma dieta regular. Manter uma alimentação saudável pode ser a diferença entre o estado de saúde ou doença, e mudar a alimentação pode ser indispensável para um programa de reequilíbrio, qualquer que seja a predominância de dosha.
Em grande parte do tratamento ayurvédico para reequilíbrio dos doshas, o terapeuta é levado a começar o trabalho com duas alterações muito importantes do ponto de vista do Ayurveda:regularizar a digestão e eliminar as toxinas. Essas duas ações traduzem uma subdivisão essencial da terapia ayurvédica : Dipana e Pachana. Os dois caminhos terapêuticos estão inseridos em um divisão maior do Ayruveda, chamada terapia Shamana, que tem como objetivo a pacificação do dosha.
O QUE É A PACIFICAÇÃO DO DOSHA?
Primeiramente lembramos que dosha é o biotipo do indivíduo que recebe o tratamento (predominância de características), a ser analisado no diagnóstico ayurvédico, que é o início do trabalho terapêutico. Quando um dosha aparace no diagnóstico como “em excesso” ou “agravado”, há a necessidade de pacificação, ou seja, evitar que esse dosha se agrave ainda mais e atinja a casa de outros doshas dentro do corpo.
♦Se quiser ter uma ideia do seu biotipo essencial (dosha), faça o nosso quiz ayurvédico♦
Deixamos claro que estamos falando da vikriti individual, ou seja, da condição atual de desequilíbrio. Essa condição é via de regra uma situação que gera problemas, e quanto mais se afastar da constituição primordial daquela pessoa (prakriti), mais desequilibrada a pessoa se sente. Se essas afirmações parecem complicadas pra você, dê uma olhada nesse artigo.
DIPANA
O caminho da terapia Dipana é melhorar a digestão, estimulando agni e permitindo que aquela pessoa tenha uma maior capacidade de transformação de tudo o que ela ingere, tanto alimentos quanto emoções e situações. É essencial que o jataragni (fogo digestivo) seja estimulado e fortalecido, principalmente pela quantidade de toxinas que a má alimentação de hoje nos proporciona todos os dias. Lembrando que o Dipana não trabalha diretamente com a eliminação das toxinas, apenas evita que elas se acumulem.
A Editora Indiamed compilou as informações do Ayurveda sobre alimentação saudável, com mais 30 receitas ayurvédicas simples e especiais, nesse ebook incrível.
O dipana pode ser conduzido também com o retorno a uma alimentação saudável e adequada ao dosha, além do estímulo do agni. O que quer dizer que, após o diagnóstico do dosha, o terapeuta poderá orientar o indivíduo sobre os alimentos adequados de acordo com a sua situação atual, principalmente evitando alimentos que não serão adequadamente digeridos, antes que a terapia dipana possa ter o efeito desejado.
PACHANA
A terapia pachana é direcionada para a eliminação de toxinas, e não tem relação direta com o aumento do agni. O ama-pachana é conduzido quando já existe acúmulo de ama aparente, que deve ser eliminado antes de tudo, principalmente porque as toxinas (ama) atrapalham todo e qualquer trabalho terapêutico. O ama-pachana pode ser realizado através de ervas e chás administrados principalmente após as refeições, ou em horários específicos, além de temperos especiais, de acordo com a recomendação do terapeuta, entre outros procedimentos.
Se houver acúmulo excessivo de ama, de acordo com o andamento do tratamento, o terapeuta poderá conduzir o panchakarma, que é um procedimento de desintoxicação direta através de procedimentos de eliminação de doshas. Para saber mais sobre o panchakarma, acesse esse artigo.
COMO SABER SE ESTOU COM TOXINAS ACUMULADAS?
Os sintomas mais claro de excesso de ama (toxinas) estão relacionados com fraqueza, preguiça, falta de disposição e sensação de peso no corpo. Outros sinais claros são a salivação excessiva, mau hálito constante, constipação e aumento da saburra (camada branca na base da língua).
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO FORMA DE PREVENÇÃO
Quando aprendemos os princípios básicos do nosso biotipo (dosha), entendemos quais alimentos são mais adequados para o nosso dia a dia. E percebemos que não basta saber quais alimentos possuem conservantes, agrotóxicos e excesso de sódio (uma análise importantíssima também), mas que temos que ter na nossa casa alimentos que o nosso corpo em particular consegue digerir e fazer bom uso. A alimentação Saudável no Ayurveda possui uma abordagem individual, o que a difere de algumas outras terapias e da racionalidade médica-científica.