Inibidor de Apetite Natural: Garcinia Cambogia

O foco do nosso artigo da semana é a Garcina Cambigia. Uma fruta vinda do oriente que, apesar de ter ganhado fama por ser um inibidor de apetite natural, possui inúmeros benefícios á saúde e pode ser utilizado para ajudar em diversos problemas de saúde.

 

Garcina Cambogia, fruta exótica encontrada em países da Ásia e África.

Quer se tornar um Terapeuta em Naturopatia e levar conhecimento e saúde para você e para a sua comunidade? Acesse o curso online: Terapeuta em Naturopatia Avançado.

GARCINA CAMBOGIA – O QUE É?

A Garcina Cambogia é uma fruta originada principalmente das florestas do Camboja, países do sul da África e polinésia. É também conhecida como Goraka ou Malabar Tamarindo, e possui como propriedade mais conhecida a sua face de inibidor de apetite natural.

Essa fruta é consumida no dia a dia das regiões onde é nativa, mas aqui no ocidente ela é importada e utilizada principalmente como suplemento e fitoterápico. Possui a forma de uma pequena abóbora de cor alaranjada, que se forma em pequenos arbustos tropicais.

INIBIDOR DE APETITE E MUITO MAIS

Um dos principais agentes que fazem a fama da Garcina Cambogia é Ácido Hidroxicítrico, que atua diretamente no metabolismo. Ele diminui a tendência natural do organismo a formar células de gordura, ao mesmo tempo que propriedades especiais dessa fruta melhoram a produção de serotonina, aumentando a saciedade e diminuindo a vontade de comer, além de aliviar o stress e os seus efeitos no dia a dia.

Além dessas propriedades conhecidas (como inibidor de apetite natural), a Garcina Cambogia também é um poderoso antioxidante, ajudando a manter o funcionamento natural e a forma dos tecidos, ajudando a evitar envelhecimento precoce. Contribui também para evitar desconfortos estomacais relativos á acidez excessiva e queimação.

PROPRIEDADES DA GARCINA CAMBOGIA NO AYURVEDA

Para o seu uso na terapia ayurvédica, é importante salientar as características principais dessa planta.

  • Rasa: madhura (doce), amla (amargo), katu (pungente)
  • Gunas: laghu(leve) e ruksa(seco)
  • Veerya: ushna (potência quente)
  • Vipaka: amla (amargo)
  • Nome em Sânscrtito: Vrikshamala

 


Ainda não sabe qual o seu Dosha (biotipo ayurvédico)?

Clique aqui para acessar o questionário online gratuito e iniciar o seu caminho na sabedoria do Ayurveda.


GARCINA CAMBOGIA E SEUS BENEFÍCIOS NO AYURVEDA

Vamos apresentar aqui os principais benefícios da planta no seu uso ayurvedico, combinando suas características ayurvédicas citadas anteriormente com as suas propriedades científicas.

  • Doshas: pacifica vata e kapha
  • Equilibra os sete dhatus (tecidos)
  • Ajuda na redução de ama(toxinas), pela sua ação termogênica e no metabolismo do corpo
  • Equilibra o jataragni (fogo digestivo), evitando desconfortos provenientes da digestão

COMO USAR A GARCINA CAMBOGIA?

Utiliza-se a polpa e a casca da fruta para fazer o extrato da planta, que é utilizado como fitoterápico. Em alguns países, como a Índia, a fruta é ainda utilizada como condimento em diversos pratos.

No caso dos fitoterápicos, pode-se fazer a ingestão terapêutica da Garcina Cambogia em extrato em pó ou cápsulas. Recomenda-se, contudo, que seja realizada uma consulta com um médico ou terapeuta, para a orientação geral para o uso, e para verificar se a fruta é mesmo a melhor opção para o tratamento.

A Garcina Cambogia foi trazida diretamente para o Brasil pela Indiamed, e está disponível á pronta-entrega para todo o Brasil.

GARCINA CAMBOGIA NA LOJA INDIAMED