Beleza Natural - Artigo Especial no Mês das Mulheres

A Beleza Natural e contínua é perseguida diariamente na nossa sociedade, especialmente pelas mulheres. Mesmo sem saber exatamente como alcançá-la, a busca por uma beleza saudável e que caminhe junto com o bem-estar está definitivamente na moda. Por isso esse é o nosso assunto de destaque.

BELEZA NATURAL: IDEIAS E CONCEITOS

Seguindo a ótica do Ayurveda, a primeira coisa que precisamos abandonar é a ideia de uma beleza fixa, ou seja, de que ser ou estar bonito tem a ver com determinadas características de um biotipo corporal. A nossa ideia é que cada um alcance essa beleza dentro das próprias características intrínsecas do seu corpo, e se sinta bem com essa beleza natural.


Aprenda a melhorar sua qualidade de vida e equilibrar o seu ciclo feminino através do Yoga e do Ayurveda: curso Ayurveda e Yoga para Mulheres.


De acordo com esse conceito, precisamos encontrar nosso próprio caminho através da beleza do nosso corpo. Soluções de amigas, parentes e recomendações gerais não adiantam muito, e pra que possamos nos nutrir corretamente devemos primeiro nos conhecer. Como em todas as ciências consideradas holísticas, o caminho começa com o autonhecimento.

FUNDAMENTO PRINCIPAL: ALIMENTAÇÃO

Pode até ser repetitivo, mas não tem pra onde correr. Alimentos orgânicos, legumes, frutas e alimentos ricos em água contribuem significativamente para a beleza. A água é especialmente importante para a beleza, visto que consideramos bonitos tecidos untuosos, que brilham, como cabelos, unhas, pele e olhos.

Alimentos que contribuem para a beleza natural: azeite orgânico; amêndoas e castanhas; frutas de forma geral, especialmente as com bastante água; óleo de coco; sal mineral e gengibre.

Alimentos que prejudicam a beleza natural: frituras; sal marinho em excesso; alimentos ricos em gordura saturada; açúcar branco e refrigerantes.

FOQUE NA ROTINA PARA UMA BELEZA DURADOURA

Algo muito importante para se lembrar é que não estamos lidando aqui com uma dieta temporária ou com atividades passageiras. A beleza natural acontece quando o autocuidado se torna rotina e o bem-estar se torna um hábito. Por isso, estabeleça seus rituais de limpeza, nutrição, sono e alimentação, para que seus tecidos se tornem constantemente nutridos e saudáveis.

O conceito de rotina no Ayurveda se chama dinacharya, ou rotina diária, o que oferece a impressão de que será realizado um plano para a execução das atividades em sequência. E é a partir do plano que criamos o ritual. Por exemplo: nutrição com óleo vegetal no corpo após o banho. Planejamos nosso banho em etapas…limpeza corporal, massagem no couro cabeludo, limpeza dos cabelos, secagem e aplicação de óleo. Com um planejamento simples em mente, nos acostumamos com o ritual e ele facilmente se torna um hábito.

Hábitos que contribuem para a beleza natural: alongamento e yoga, especialmente após acordar e antes de dormir; massagem corporal de rotina; oleação da pele após ou durante o banho; exercícios físicos moderados e utilização de ghee na alimentação.

Hábitos que prejudicam a beleza natural: sedentarismo; sono ruim; má alimentação; excesso de trabalho, stress ou situações de nervosismo e tabagismo.

A BELEZA INDIVIDUAL

Mais uma vez, precisamos deixar claro que o caminho é diferente pra cada um. Especialmente no Ayurveda, onde as pessoas são entendidas de acordo com o seu biotipo muito pessoal, os tratamentos e ações serão muito específicas para cada tipo de pessoa. Há biotipos que naturalmente possuem pele, cabelos e unhas hidratadas e brilhantes. Há pessoas que conseguem desenvoltura muscular mais rápido, e doshas que perdem e ganham peso com maior e menos facilidade.

A ideia é exercitar o autoconhecimento e a aceitação. Se achar interessante, descubra o seu dosha e receba orientações específicas para a sua vida, o seu corpo e a sua rotina. Nesse link temos um diagnóstico online de doshas, e nesse link você poderá buscar um terapeuta ayurvédico mais próximo de você.