Cuidado para o Inverno e o Acúmulo dos Doshas

O inverno é uma das estações mais características e bem-definidas, mesmo que no nosso país nenhuma estação seja tão definida assim. No inverno temos características semelhantes em boa parte do Brasil, e algumas mudanças que ocorrem por toda parte. Como tudo o que acontece na natureza e no nosso planeta, essas mudanças nos afetam de diferentes maneiras, e ter consciência e cuidado com essas mudanças pode ser o diferencial para manter a saúde o ano todo.
duas pessoas na frente da lareira
De acordo com o Ayurveda, o gunas (qualidades ou características) são aquilo que define a predominância de um dosha, seu aumento ou diminuição, e esse mesmo gunas são os nossos indicativos as mudanças que ocorrem à nossa volta. A observação dos gunas é importante porque uma mesma estação, como o inverno, pode ter características diferentes em diferentes anos, de acordo com variações naturais (como correntes marítimas específicas, por exemplo). Dentro da simplicidade do Ayurveda, os gunas serão nossos guias e o nosso termômetro de mudanças e cuidados para esse inverno.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO INVERNO

Mesmo que existam diferenças entre um inverno e outro, com o passar dos anos, há características que podemos selecionar como comuns para todos os invernos. Há uma diminuição da temperatura de forma geral, mesmo que em alguns locais do Brasil (como o Nordeste) essa diminuição seja menos aguda. Em locais como a Bahia, por exemplo, temos em um panorama amplo o aumento das chuvas e dos ventos, causando uma sensação térmica mais fresca e um calor menos incisivo.
chuvaEm outros locais do norte do Brasil, há um aumento incidente do aumento das chuvas, criando um inverno com umidade extrema e calor sufocante (mesmo com a diminuição relativa da temperatura). Já no sudeste e sul e centro-oeste, em sua maioria, o frio é perceptível e a queda de temperatura geralmente vem acompanhada com a diminuição rápida da umidade do ar, salvo em regiões litorâneas.

=Desbloqueie a sua vida e encontre o seu equilíbrio com os 21 dias de Limpeza Emocional, que traz técnicas, práticas e meditações para aumentar a consciência, desintoxicar e entender a rotina ideal.=

Dessa forma, uma característica geral dessa estação é a queda das temperaturas, que cria um cenário de diminuição geral do dosha pitta e aumento de kapha (em locais mais úmidos) ou de vata (em locais mais secos). É dessa forma que o Ayurveda observa a chegada da nova estação.

ALIMENTAÇÃO NO INVERNO 

Para evitar desequilíbrios (ou agravação de algum desequilíbrio já instalado), devemos contrapor as principais características da nova estação com ações de rotina, transformando o nosso dia a dia em um cuidado terapêutico constante. Dessa forma, para contrapor as características do inverno, devemos apostar em comidas quentes e nutritivas, que diminuam o agravamento de kapha ou vata.

prato de comida com frutas

As opções que podemos experimentar são alimentos cozidos ou grelhados, aumento do uso de molhos quentes e de temperos quentes (cominho, açafrão, gengibre, pimenta do reino, etc.). A ideia geral é também evitar os alimentos crus e secos, aqueles que normalmente agravariam vata o ano todo. A rotina de cada no quesito alimentação deve seguir o dosha de cada pessoa e os desequilíbrios atuais instalados, mas as recomendações que citamos aqui devem funcionar para a maioria das pessoas, já que, mesmo com doshas distintos, as pessoas sofrem as mesmas alterações nas mudanças de tempo, cada um com diferentes níveis e resultados.

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO INVERNO

Seguindo os padrões da alimentação, devemos procurar exercícios que esquentem e tragam calor para todas as partes do nosso corpo. Exercícios que normalmente aumentam pitta são bem vindos, como corrida, ciclismo, aeróbica, entre outros. É interessante nessa estação evitar exercícios na água, pelo resfriamento óbvio do corpo e agravamento relativo de kapha.