Massagem Ayurvédica: o que é e para que é recomendada

Para começar o nosso artigo sobre massagem ayurvédica, precisamos esclarecer que há diversos tipos de procedimentos terapêuticos que são chamados de massagem ayurvédica, e não apenas um tipo de massagem, como se pode pensar. Não há uma só massagem ou procedimento que consiga abranger toda a necessidade terapêutica de um paciente em uma só sessão, principalmente porque cada indivíduo precisará de uma massagem ou procedimento diferente.
pessoa recebendo massagem nas costas
Passada essa explicação preliminar, vamos à aplicação geral da massagem ayurvédica: de acordo com o diagnóstico realizado pelo terapeuta, muitas vezes (quase sempre) reconhece-se a necessidade alguns procedimentos práticos, geralmente executados pelo próprio terapeuta, para auxiliar ou apressar a recuperação ou o reequilíbrio do paciente. Todo o procedimento, desde o tipo de manobra realizada, o tempo de execução e preparação até o material a ser utilizado (incluindo óleo vegetal escolhido) é selecionado especialmente para aquela pessoa, aquele desequilíbrio específico, e aquela composição de biotipo (dosha). Entenda melhor sobre os doshas nesse artigo.

ÓLEOS E ERVAS ESCOLHIDOS

Como tudo na terapia ayurvédica, a massagem também é direcionada para o reequilíbrio de uma forma mais ampla, com o foco no indivíduo e suas características, e não na sua doença. Isso faz toda a diferença e propõe um tratamento específico para cada pessoa. Sendo assim,todo o conjunto de óleo, ervas e métodos deve possuir propriedades que possibilitem ou facilitem a recuperação daquela pessoa.
ervas e utensílios utilizados no ayurveda
Como já verificamos em artigos anteriores, isso significa escolher aquilo que possua as qualidades (gunas) contrários ao desequilíbrio a ser tratado. Geralmente não ao dosha em si, mas ao aumento ou diminuição das qualidades do dosha predominantes, ou mesmo do subdosha afetado. Os ingredientes nos procedimentos ayurvédicos são sempre naturais, e normalmente incluem óleos vegetais virgens, ghee, pó de ervas, entre outros. Todo esse conjunto deve estar alinhado com o diagnóstico e sempre observando alergias, intolerâncias ou possíveis efeitos negativos já observado em eventos anteriores.

infogrc3a1ficos-subdoshas.jpg

O TOQUE TERAPÊUTICO NA MASSAGEM AYURVÉDICA

Tão importante quanto a escolha de ingredientes para a massagem ayuvédica, a aplicação do toque ideal pelo terapeuta também é de essencial importância. Em primeiro lugar, a concentração deve ser observada para o procedimento, juntamente com a intenção de doação e cura por parte desse terapeuta. É também muito importante escolher a técnica adequada, entre pressão, deslizamento, entre outros.

82204c_c57e082d17f44834bc1b2713a9d32c3f~mv2

Algumas massagens como a abhyanga são mais ritmadas e cadenciadas, sendo que o deslizamento longo é o mais indicado e o que causa melhores resultados. Na combinação de técnicas escolhidas, é comum aplicar técnicas parciais de marmaterapia em algumas massagens, melhorando e potencializando o efeito da intervenção. Dessa forma, há também a pressão específica em pontos-chave da anatomia sutil, recitação ou não de mantras, entre outras aplicações. Além disso, o terapeuta deve estar preparado e equilibrado suficientemente para conseguir manter a sua intenção de cura sem gerar mentes negativas e incluir motivações pessoais durante a massagem.

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

A indicação de cada procedimento depende da necessidade de cada indivíduo, e a massagem ayurvédica deve ser aplicada sob orientação do terapeuta que realizou o diagnóstico. Muitas técnicas possuem efeitos antagônicos, e outras podem retardar o reequilíbrio se aplicadas de forma leviana. Isso quer dizer que a escolha entre a aplicação de uma abhyanga ou um shirodhara, por exemplo, não depende do paciente, e sim da necessidade do seu tratamento, a ser apontada pelo terapeuta.

PRINCIPAIS TÉCNICAS DE MASSAGEM AYURVÉDICA:

ABHYANGA

pessoa recebendo massagem com óleoUma das técnica mais conhecidas e utilizadas dentro do Ayurveda, a abhyanga é definida pela aplicação de óleos medicados previamente escolhidos e preparados. A aplicação toma forma em uma massagem com deslizamentos longos e profundos, extremamente relaxantes, principalmente pelo fato de que o óleo aplicado está geralmente aquecido. Feita em todo o corpo do paciente, essa massagem é clássica e possui inúmeros benefícios:
  • nutrição profunda
  • equilibra o sistema nervoso
  • beneficia imediatamente tecidos superficiais como pele e cabelo
  • reduz edemas e inchaços
…entre muitos outros benefícios

A massagem Abhyanga é o primeiro procedimento preparatório realizado antes de qualquer das terapias Ayurvédicas. Essa técnica move a energia para o corpo, fazendo-a fluir, facilitando a eliminação das toxinas e doshas acumulados. Acesse aqui o curso completo de Massagem Ayuruvédica, com conceitos do Ayurveda e a prática da massagem. 100% online com certificado.


A abhyanga é particularmente indicada para distúrbios do dosha vata, mas cada necessidade e composição física vai determinar a necessidade ou não da sua aplicação.

SHIRODHARA

Técnica de aplicação mais delicada,pessoa recebendo óleo na testa o shrodara é extremamente eficiente no que se propõe. É estabelecido pelo terapeuta um fluxo contínuo de óleo medicado ou leite medicinal na região do sthapani marma, o ponto entre as sobrancelhas. Esse fluxo é realizado através de uma espécie de cuba, chamada de dhapapatra, e deve ser em ritmo uniforme até o final da sessão. Com esse procedimento é possível levar o paciente a um estado de relaxamento nunca antes experimentado, alterando muitas vezes o seu estado de consciência de forma sutil. Listamos aqui os seus principais benefícios:
  • indicada para problemas no sistema nervoso
  • regulariza mal funcionamento dos sentidos
  • é particularmente indicada em casos de ansiedade
  • reduz insônia e hipertensão
…entre muitos outros.

UDWARTANA

pessoa recebendo massagem com póEsse procedimento peculiar e tradicional no Ayurveda é realizado através de uma espécie deesfoliação profunda, realizada com óleos específicos e pó de ervas especialmente escolhido para aquele indivíduo. Realiza-se a aplicação de óleo morno, em um procedimento semelhante à abhyanga, e logo depois a pele do paciente é friccionada com o pó de ervas, promovendo uma ação secativa, purificadora e muito relaxante. É particularmente indicada para a redução do dosha kapha, mas há variações quanto à sua função e intensidade de acordo com a composição de ervas escolhida. Entre os principais benefícios, podemos citar:
  • tonificação muscular
  • esfoliação sutil e ao mesmo tempo profunda da pele
  • aquece os tecidos e estimula a circulação sanguínea e linfática
…entre outros.

PINDA SWEDA

pessoa recebendo massagemComo um procedimento também específico dentro do tratamento ayurvédico, o pinda sweda é uma massagem ayurvédica realizada com trouxinhas de pano,preenchidas com uma composição de ervas específica, e umedecidas em óleo morno. As trouxinhas carregam as propriedades combinadas do óleo e das ervas por todo o corpo, e juntamente com as manobras manuais, há um benefício terapêutico instantâneo, além de um relaxamento crescente. Possui diversas indicações, e entre seus benefícios podemos citar:
  • rejuvenescimento dos tecidos
  • redução de dores musculares
  • reequilíbrio energético

CHAMPI

pessoa recebendo massagem na cabeçaEspecialmente voltado para a parte superior do corpo, o procedimento champi é uma massagem extremamente relaxante na face, couro cabeludo, pescoço, ombros e parte superior do tórax. Essa massagem se tornou famosa no ocidente por seus benefícios aos cabelos, auxiliando ativamente no crescimento dos fios e na vitalidade do tecido capilar. Mas além do seu benefício geral, ela possui propriedades poderosas de reequilíbrio e relaxamento, principalmente por ser aplicada em manobras específicas em regiões como o couro cabeludo e a face, que sofrem com stress e nervosismo. Seus principais benefícios são:
  • aumento da circulação e da oxigenação no cérebro
  • aumento da vitalidade e do crescimento dos cabelos
  • promove melhorias no sistema imunológico
  • melhora a circulação do prana
  • melhora enxaqueca e insônia
…entre muitos outros.

SHANTALA

bebê recebendo massagem com óleoJá famosa em muitos países do ocidente, essa massagem está sendo difundida mais e mais e cada dia. Ela é realizada especialmente nos bebês, e é incentivada por terapeutas e médicos não só pelos seus benefícios terapêuticos imediatos, mas para promover a interação física e emocional profunda entre mãe e bebê. Isso porque a massagem e realizada pela própria mãe, sob orientação (nas primeiras vezes) do terapeuta, e pode ser realizada a partir de um mês de vida da criança. É particularmente indicada para bebês que nasceram de cesária, e entre os seus benefícios podemo citar:
  • aumento da consciência corporal por parte do bebê
  • interação profunda entre mãe e criança
  • promoção da circulação sanguínea e linfática
  • oferece tranquilidade e equilíbrio emocional à mãe e à criança
…entre outros.
Há ainda outros procedimentos e algumas variações dos procedimentos originais, mas listamos aqui os principais e mais utilizados dentro da terapia ayurvédica. E mesmo que esses procedimentos sejam realizados dentro de um quadro de tratamento contínuo via de regra, podem ser solicitados ao terapeuta como procedimento único em diversos casos. Se tiver alguma informação para acrescentar ao artigo, deixe o seu comentário. Para se cadastrar no nosso blog e acompanhar os principais tópicos relacionados à terapia ayurvédica, clique aqui.