A Esclerose múltipla é uma doença cada vez mais comum, que possui causas combinadas entre pré-disposição individual, rotina incompatível, alimentação inadequada e desequilíbrios emocionais. Afeta principalmente adultos, particularmente mulheres, e suas causas imediatas, bem como a sua cura, ainda são um mistério para a medicina moderna. Mas então, como a esclerose múltipla pode ser curada ou atenuada através do Ayurveda?
Para adequar sua alimentação e aprender uma dieta saudável de acordo com o Ayurveda, confira nosso Ebook Exclusivo “Receitas do Ayurveda”, já disponível na nossa loja.
Esclerose Múltipla o que é?
A esclerose múltipla é um diagnóstico de doença que engloba uma vasta coleção de sinais e sintomas. É entendida como uma doença inflamatória, pois a inflamação compromete o sistema nervoso e cria um quadro progressivo de desconfortos, perda de comunicação entre as células nervosas e consequentemente dificuldade motora do paciente.
Ainda sim, ela afeta significativamente o psicológico e o emocional, causando confusão mental e cansaço emocional.
Esclerose Múltipla Sintomas
Um dos grandes problemas da Esclerose Múltipla é o amplo diagnóstico, que abrange uma série de sintomas que muitas vezes não estão diretamente relacionados, mas que ocorrem ao mesmo tempo, debilitando o indivíduo e prejudicando significativamente a qualidade de vida.
Os sintomas de forma geral variam de acordo com cada pessoa e também de acordo com o grau de desenvolvimento da doença. São sintomas muito comuns: dor nos olhos e dificuldade para enxergar; dores nos membros; fraqueza muscular, fadiga e dificuldade de locomoção; falta de coordenação motora; dormência e formigamentos no corpo; entre muitos outros.
Lembramos que o diagnóstico amplo devido às diversas manifestações da doença traz tipos diferentes de esclerose, desde a isolada (que ocorre e depois desaparece) até a progressiva, que é um quadro crônico degenerativo que piora com o tempo, e deve ser diagnosticado e tratado em tempo.
Esclerose Múltipla Tem cura?
A medicina moderna científica não encontrou ainda a cura para a esclerose múltipla, principalmente porque as causas e o desenvolvimento da doença pode ser muito diferente para cada indivíduo, criando um quadro amplo e sem um viés terapêutico claro.
Normalmente o tratamento moderno é realizado através de corticoides, mas a chance de melhora do quadro e cura da doença ainda é pequena.
Visão do Ayurveda
O Ayurveda enxerga a esclerose em duas frentes distintas:
- num primeiro quadro, uma agravação de vata que compromete a umidade e untuosidade do tecido neural e das células como um todo, sendo a raiz do quadro inflamatório e responsável direta pelas dores e pela rigidez muscular e articular, pela confusão mental e pela dificuldade motora;
- um segundo quadro entende o panorama da doença como uma descompensação de kapha, que trará um panorama de intoxicação avançada do sistema, impedindo a correta movimentação dos humores, substâncias e estímulos em todos os nadis (canais) do nosso corpo.
Mas lembramos que muitas vezes o desenvolvimento da doença está entre um dos dois quadros, ou até mesmo consegue englobar os dois panoramas ao mesmo tempo, com sintomas de agravação de vata e intensificação da presença de ama (toxinas mentais e alimentares) em diversos sistemas do nosso corpo.
Esclerose Múltipla Tratamento Ayurveda
Pensando inicialmente no quadro inicial de agravação de vata, o tratamento necessariamente incluiria: uma manutenção de descanso físico e mental apropriado, com sono constante e contínuo; uma rotina adequada e organizada, tanto na parte pessoal quanto profissional; redução do quadro emocional sobrecarregado; aplicação da massagem abhyanga uma ver por semana, ou quinzenalmente; e pranayamas diários.
Já no quadro de intoxicação por aumento do kapha instalado, precisaremos inicialmente reduzir os doshas acumulados e as toxinas, e uma desintoxicação leve (ama-pachana) ou mais intensa (panchakarma) são necessários; deve-se também readequar a alimentação, na escolha de alimentos frescos, orgânicos e naturais, evitando ao máximo industrializados e processados; reforço absoluto da digestão, cozinhando com ghee, tomando água com limão pela manhã e possivelmente chá de gengibre fresco antes das refeições, e utilizando temperos com sabedoria; e realizando exercícios físicos regulares que aqueçam e gerem cansaço físico moderado, como caminhadas intensas, hot yoga ou esportes coletivos.
A cura completa
O Ayurveda entende que o reequilíbrio é gerado não só pela execução e manutenção das práticas citadas acima, mas inicialmente pela atitude de auto análise e auto motivação para iniciar e manter o tratamento. Nos dois quadros de doença que citamos, pode haver um componente de falta de motivação, propósito ou cumprimento de metas e objetivos traçados, gerando toda a secura e intoxicação que citamos.
Lembramos também que no Ayurveda todo caminho é particular e individual, e qualquer manifestação de desequilíbrio e doença deve ser interpretada de forma isolada pelo terapeuta para aquele paciente em particular. Só assim podemos quebrar toda a dificuldade do amplo diagnóstico da esclerose múltipla e aproveitar ao máximo o que o Ayurveda oferece: a cura do desequilíbrio-raiz causador de todos os desequilíbrios manifestos, e consequentemente o estabelecimento de um caminho de autoconhecimento, plenitude e felicidade.