Como Limpar a Língua? -prática, benefícios e rotina
Como Limpar a Língua? Apesar de muita gente se perguntar como é a forma correta de realizar essa prática diária, na verdade muita gente nem sabe o porquê dessa prática existir. Como não temos na educação ocidental de berço esse ensinamento na maioria das famílias, hoje vamos abordar, desmistificar e esclarecer de uma vez por todas esse assunto.
Limpeza de Língua- origem da prática
A limpeza de língua (jihwa prakshalana) é uma das práticas de rotina do Ayurveda, uma das racionalidades médicas mais antigas que se conhece. O Ayurveda possui uma visão integral do indivíduo, assim como as demais ciências holísticas, e dessa forma entende que todas as atividades do cotidiano são essenciais para a manutenção do equilíbrio e da saúde.
Além da limpeza de língua, exercícios leves, meditação e alimentação adequada ao biotipo são alguns pilares do processo terapêutico do Ayurveda, que é sempre de reeducação e readequação de rotina, e menos de correção e combate á doenças.
Por que Raspar a Língua?
Nesse contexto, a limpeza de língua se mostra uma das práticas mais importantes, já que no Ayurveda a manutenção do fogo digestivo saudável é importantíssima. O principal objetivo de raspar a língua é retirar a camada excessiva de saburra da superfície da língua, que entende-se que é prejudicial se acumulada constantemente.

Em todos os casos, a presença da saburra prejudica ainda mais a digestão, quando é reingerida no processo alimentar, e também prejudica a percepção do sabor dos alimentos, que é essencial para a preparação de uma digestão eficiente.
Vantagens da Limpeza de Língua:
- Retira a saburra de forma eficiente e evita a reingestão de toxinas
- Melhora a percepção dos alimentos ingeridos e permite uma digestão adequada
- Realiza uma massagem diária na língua, ativando órgãos internos
- Estimula os movimentos do trato digestivo
- Melhora o háliito
- Benéfico para todos
Como Limpar a Língua?
A pergunta de como limpar a língua é muito comum, já que se ouve muito sobre a ideia de que precisamos manter a prática, mas em poucas fontes temos a informação de como fazer, ao menos de forma completa e contextualizada.
A limpeza de língua é uma prática cotidiana, e funciona adequadamente se mantida todos os dias. Deve-se limpar a língua pela manhã logo ao acordar, antes de ingerir água ou o café da manhã para evitar a reingestão da saburra.
Antes de limpar a língua, é interessante observar a língua e perceber seu aspecto, e a quantidade de saburra presente, além da sua coloração e densidade. Uma língua inchada ou com marcas de dentes pode indicar desequilíbrios de kapha, bem como uma língua escura, seca ou com rachaduras pode indicar aumento de vata ou desnutrição.
A saburra excessiva pode indicar alimentação inadequada ou um fogo digestivo fraco ou errático, e se essa observação for cotidiana conseguimos perceber a alteração para mais ou para menos da presença de toxinas no corpo. Se melhorarmos a alimentação, utilizarmos chás e massalas digestivas, normalmente a presença da saburra diminui, por exemplo.
Essa observação e execução é uma das práticas iniciais, simples e mais benéficas no Dinacharya, a rotina diária ayurvédica, e é indicada para todas as pessoas, de qualquer biotipo.
O que Utilizar para Limpar a Língua?
Para conseguirmos uma limpeza de língua eficaz e adequada, um utensílio durável e higiênico é muito importante. Por isso no Ayurveda utiliza-se o raspador de língua de cobre.
Pode-se utilizar outro utensílio, como escova ou colher, ou raspadores de plástico, mas o efeito não será o mesmo. Se vamos inserir uma prática saudável no nosso dia, para a manutenção da nossa saúde, é interessante seguir o melhor caminho. O raspador de língua de cobre é antibacteriano, durável, de limpeza fácil e de eficácia excelente para essa limpeza, e custa apenas R$49,90.