Sobre o Biotipo Vata-Pitta
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS: TRANSFORMAÇÃO E MOVIMENTO
Pessoas com biotipo Pitta-Vata possuem características importantes dos dois doshas, como o desapego de Vata, aliado à capacidade de transformação e motivação do dosha Pitta. São pessoas que gostam de esportes e criam uma rotina de prática esportiva por prazer, gerando uma estrutura corporal leve e resistente ao mesmo tempo.
Gostam de mudanças como pessoas de Vata, mas possuem a necessidade de planos concretos e cálculos estimados antes de realizar qualquer mudança, ao contrário de um Vata puro, que seria muto mais impulsivo e imprudente.
São pessoas de atitude e que conseguem recomeçar facilmente, dificilmente perdendo a motivação de vida, ou renovando a sua motivação sempre que possível.
Características Físicas
Características Físicas: são indivíduos geralmente magros e esbeltos, com musculatura fina e bem desenvolvida. Possuem geralmente os traços faciais de vata, como traços longos e nariz angular, mas seu olhar penetrante deixa clara a presença incidente do Pitta. O cabelo pode variar de seco a oleoso, mas geralmente é fino e escasso.
A pele pode ser oleosa ou seca, mas no inverno geralmente fica seca demais e esbranquiçada. Alternam entre traços irregulares de Vata em algumas partes, geralmente pés e mãos, mas continuam de forma geral com o bom desenvolvimento corporal característico de Pitta, com panturrilhas médias e músculos peitorais e dos braços bem torneados.
Características Emocionais
Pela combinação dos dois doshas, o indivíduo Pitta-Vata é desapegado porém metódico, volátil porém prudente. Traça planos e busca objetivos como fazem os indivíduos de Pitta, mas sem o criticismo exagerado desse dosha, conseguem mudar mais facilmente de direção quando algo dá errado. Sua intolerância é relativa, possuindo um emocional mais flexível, ainda que mantendo o perfeccionismo e a dedicação de um Pitta.
Hábitos e Rotina
Ardilosos e inteligentes, os indivíduos Pitta-Kapha focam bastante na parte profissional. Colocam suas profissões em primeiro lugar, e a falta de apego e o excesso de objetividade os torna muito práticos e pouco românticos. Criam uma rotina produtiva facilmente, e, mesmo que ainda mantenham certa postura evasiva de Vata, conseguem insistir e persistir por mais tempo quando querem algo.
Tendências e Aptidões Fortes quando em Equilíbrio
Foco e dedicação profissional, clareza quanto ao tempo de execução de planos. Desapego relativo que permite abandonar uma opinião e rapidamente se tornar motivado em outra questão.
Desafios e Obstáculos que aparecem quando em Desequilíbrio
Excesso de trabalho, falta de tempo e paciência para relacionamentos, orgulho.
Estar desequilibrado nos três doshas não indica sempre um desequilíbrio grave, mas sim uma falta de consciência de que houve um desequilíbrio, permitindo que ele se espalhasse e afetasse os outros doshas. Mesmo assim, se torna um desequilíbrio mais difícil de ser tratado, já que é preciso encontrar a fonte desses desequilíbrios, exigindo uma investigação de rotinas e hábitos, bem como uma auto observação contínua da pessoa a ser tratada.
A pessoa com desequilíbrio em Vata, Pitta e Kapha pode apresentar qualquer um dos sinais e sintomas de desequilíbrio em cada dosha, mas geralmente apresenta uma combinação de desequilíbrios. Isso gera confusão na pessoa afetada, que pode facilmente entrar em um ciclo vicioso de maus hábitos sem que consiga ver uma saída para essa situação, não conseguindo enxergar o início ou o fim do problema.
Qual o caminho para o reequilíbrio?
Normalmente o estabelecimento do Dinacharya é essencial, de forma a restabelecer uma rotina saudável e suprimir hábitos prejudiciais. O trabalho pode começar com a melhoria gradativa da digestão e enriquecimento da nutrição, seguidos de desintoxicações para retirar o excesso dos doshas. Após a desintoxicação, pode-se tentar o estabelecimento de ojas através da nutrição.
Aqui estão algumas recomendações:
=Alimentação=
Para o início da mudança na alimentação, deve-se primeiro, aos poucos, diminuir o consumo daquilo que já sabemos que faz mal e gera toxinas. Embutidos, alimentos com gordura em excesso, com açúcar e sódio em excesso. Isso porque é necessário, nesse caso, cessar primeiro o acúmulo de toxinas.
Depois disso, pode-se iniciar uma dieta balanceada determinada pelo dosha que está mais evidente, ou seja, o que causa o incômodo mais aparente ou que está gerando sintomas de alguma patologia instalada. Para isso, é necessário consultar o terapeuta ayurvédico.
De forma geral, podemos recomendar o uso do Ghee no preparo dos alimentos, ou consumido acompanhando pães, torradas ou tapioca. A substituição de leite comum por leite orgânico ou leite vegetal é também de grande ajuda, ao hábito de comer pouco e de forma satisfatória (porção que caiba na palma das duas mãos unidas, acrescida de 100ml de líquido à temperatura ambiente ou morno).
Principais Chás:
Gengibre.
=Rotina=
Hábitos que prejudicam
Falta de rotina, falta de consciência alimentar, sono inadequado e falta de motivação profissional.
Hábitos a Cultivar
Rotina diária (dinacharya), prática de esportes, meditação, retiros e Yoga.
=Possíveis Intervenções Ayurvédicas=
Abhyanga, Meditação, Shrodhara, Panchakarma (consulte um terapeuta ayurvédico).
=Produtos Recomendados para uma saúde integral=
=Aqui estão alguns artigos que poderão te ajudar=