
Resoluções e Planos de Ano Novo Para Cada Dosha
Share
A ideia para esse artigo surgiu em meio às conversas de começo de ano, quando as pessoas comentam os seus planos, suas vontades e expectativas para o ano que está chegando, e inevitavelmente lembram dos planos do ano passado.
A maioria chega à conclusão de que muito do que foi planejado não foi cumprido, e quando iniciam a comparação de valores, motivações e execuções dos planos, acaba ficando no ar uma grande interrogação, como se as pessoas não entendessem o porquê de não conseguir, ano após ano, cumprir os planos realizados.
Confira aqui o teste de dosha Indiamed e aprenda tudo sobre o seu biotipo gratuitamente!

Essa comparação natural em meio ao balanço de ano novo é completamente natural, e seria muito melhor aproveitada se cada um soubesse as peculiaridades do seu biotipo, e entendessem o que deu errado, para que os novos planos surjam mais eficientes. Há muitas linguagens e interpretações que buscam separar as pessoas por suas características intrínsecas, e o Ayurveda é uma dessas linguagens, permitindo que as pessoas entendam suas atitudes, dificuldades e motivos de sucesso.
A NECESSIDADE GERAL PARA CUMPRIMENTO DE METAS

Por isso, numa recomendação super geral, podemos dizer que o não cumprimento dos planos é uma baixa do dosha Pitta naquele indivíduo, ou pelo menos a incapacidade de manutenção dessas qualidades de Pitta o longo do ano, à medida que os planos deveriam ser executados. Observar o Pitta e tentar estimulá-lo pode ser uma boa recomendação inicial para tentar cumprir todas as metas para esse próximo ano.
PARTICULARIDADES DE CADA DOSHA
VATA

Podemos afirmar sem medos que os indivíduos de Vata farão mais planos e criarão mais expectativas, e isso será feito em diversas áreas das suas vidas. Muitos planos na área profissional, possivelmente incluindo mais de uma área profissional, planos de amores impossíveis e românticos, e mudanças radicais de vida que, na maioria das vezes, não são muito práticas e executáveis.
O maior erro do dosha Vata é sempre planejar demais, esperar demais, achar que consegue abraçar o mundo todo começo de ano. Justamente por isso, a melhor recomendação para pessoas de Vata é dosar os planos, criar pequenas planilhas e tentar realizar uma coisa de cada vez.
PITTA

Aqueles com predomínio Pitta têm uma tendência a exagerar nos planos também, mas de forma diferente. Ao invés de investir em diversas áreas e tentar abraçar o mundo como os Vata, a dominância do Pitta tende a gerar orgulho e autoapreço, criando planos e sonhos altos demais para o pequeno prazo adiante. Como o Pitta tende a tornar-se orgulhoso, ele pode exagerar seu próprio potencial e tentar dar um passo maior do que pode, e a cobrança pessoal que virá no futuro é a maior de todos os doshas. Pittas equilibrados tendem a obter clareza e acertar na medida, mas qualquer desequilíbrio pode criar um grande potencial para futura decepção.
PARA ENTENDER MAIS SOBRE OS BIOTIPOS, VEJA AQUI NOSSO INFOGRÁFICO EXCLUSIVO SOBRE DOSHAS.
O que pode ser feito para amenizar esse problemas é, sob orientação do terapeuta, iniciar uma dieta e rotina que amenize o Pitta, principalmente porque o verão é a época em que esse dosha tende a descompensar com o excesso de calor e umidade.
KAPHA
Os indivíduos com predominância Kapha, em sua maioria, possuem uma característica mais balanceada com relação a planos futuros. Graças a uma resistência natural à mudanças, essas pessoas tendem a calcular com calma cada passo à frente. Quando ocorrem grandes mudanças de ciclo, como a virada do ano, por exemplo, pessoas com predominância do dosha Kapha ficam receosas e preferem inovar em apenas algum setor da vida que seja mais urgente, e escolhem as mudanças menos dolorosas e menos arriscadas, a não ser que seja muito necessário mudar.

Esse abandono pode ser motivado por sabedoria (quando o melhor caminho não é realmente aquele), ou por falta de energia (quando o Kapha fica descompensado e torna a pessoa incapaz de completar os planos).
A melhor solução para os indivíduos Kapha na virada do ano é aproveitar o aumento súbito do seu Pitta no verão que acaba de começar, colocando em movimento energias paradas e transformando antigas decepções em sabedoria, como novo motor para empurrar carreira e planos pessoais, e tentando extinguir ao máximo a culpa que ainda carrega.
Mas tudo no movimento de Kapha é mais lento, e respeitar o próprio ritmo é a principal recomendação para os Kapha, nunca comparando o seu progresso e sucesso com o progresso e sucesso de algum Pitta que possa servir de referência. A comparação não é válida por essa diferença de velocidade de progresso e também pela diferença do significado da palavra sucesso para cada dosha.