Como uma parte importantíssima da manutenção da saúde, a alimentação ayurveda recebe especial tratamento e atenção em todos os textos. Dessa forma, para que os alimentos sejam relacionados corretamente e inseridos de forma relevante em qualquer quadro de desequilíbrio, fez-se uma classificação simples e objetiva.

Através dessa classificação é possível relacionar os alimentos com os doshas e trabalhar com eles, levando em consideração os fatores de equilíbrio e desequilíbrio do paciente, e trabalhando na famosa prática de redução de danos na alimentação Ayurveda. Para uma classificação inicial, verifica-se os alimentos quanto à presença e força dos cinco elementos e suas características (panchamahabutas), através da observação do seu aspecto. Depois, é necessário avaliar o tipo de efeito causado pelo alimento no corpo, para que seja adequado a cada dieta estabelecida dentro do quadro dos doshas. E ainda é observada a característica do alimento pós-digestão, chamada de Vipaka.
Parece complicado em um primeiro momento, mas como tudo no Ayurveda, essa classificação é bem simples e fácil de ser trabalhada.
CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS QUANTO À POTÊNCIA (VIRYA)
Há duas classificações possíveis nesse caso: potência fria e potência quente (viu? eu disse que era simples). Para a aplicação no cotidiano de uma dieta, basicamente os alimentos de potência quente podem favorecer ou agravar doshas quentes, como Pitta. Alimentos de potência fria favorecem e agravam doshas frios, como vata e kapha.

Conheça os E-books de cada dosha. Entenda o caminho completo da rotina, práticas e rituais ayurvédicos de acordo com cada biotipo, e aprenda a praticar o Ayurveda todos os dias!
=Acesse aqui=
A relação dos sabores com a potência segue a seguinte lógica:
- Sabores de potência quente: azedo, salgado e picante
- Sabores de potência fria: doce,amargo e adstringente
Há exceções para essa regra, mas é assim que funciona de forma geral. A exceção mais conhecida e comentada é a do mel, que possui sabor doce e potência quente.
CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS QUANDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS (GUNAS)

Exemplos dessa classificação: alimentos secos, leves, untuosos, densos e úmidos.
CLASSIFICAÇÃO DOS SABORES (RASA)
As características e qualidades dos alimentos formam o que chamamos de sabores, o que nada mais é do que a nossa percepção dos gunas segundo os nossos sentidos.
O sabor de um alimento pode ser: doce, salgado, azedo, adstringente, picante, ácido e amargo.

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O EFEITO POS-DIGESTIVO (VIPAKA)
Conhecido no Ayurveda como Vipaka, o efeito pós-digestivo é o sabor do alimento na fase já de absorção, no final do processo de digestão. Esse efeito é difícil de ser percebido, mas muito importante para a classificação do alimento na dieta para pacificação de um dosha.
Em princípio, a vipaka de um alimento pode ser doce, ácida ou picante.
- Alimentos doces e salgados apresentam vipaka doce
- Alimentos ácidos mantêm o vipaka ácido
- Alimentos picantes, amargos e adstringentes apresentam vipaka picante
EFEITO MENTAL DOS ALIMENTOS (PRABHAVA)
Esse efeito único do alimento é explicado de forma diferente por cada autor, muitas vezes de forma contraditória. O que podemos entender dessa classificação especial é que ela é mais sutil e não segue os padrões físicos das outras mensurações de qualidades e temperaturas. Na verdade
esse efeito dos alimentos está ligado muitas vezes à sua preparação e também ao seu contato com os tecidos e líquidos do corpo humano, muitas vezes produzindo efeitos que não seguem os padrões de leitura das outras classificações.

Dessa forma, podemos explicar que o Mel tem sabor indiscutivelmente doce, mas que não agrava Kapha. Da mesma forma, podemos explicar o porquê de um mesmo alimento produzir um efeito sátvico ou tamásico de acordo com a sua origem, preparação ou conservação.
----------------------
Confira nossa coleção de fitoterápicos para adaptação: voltados para o reequilíbrio diante de situações externas diversas.