SEU DOSHA É:
Constituição de Biotipo Vata
O seu dosha, que é sumariamente verificado nesse questionário, representa o seu biotipo de nascença, ou seja, a sua constituição psco-bio-física desde a concepção até os dias de hoje. Entender o seu dosha ou biotipo é importante, e se torna uma experiência enriquecedora e esclarecedora à medida que você liga os pontos da sua vida, em termos de aptidões, desafios, características únicas e formas de se relacionar com os outros e com o mundo. Da mesma forma, esse conhecimento traz ao seu conhecimento uma série de fatores, entre hábitos, alimentos e atitudes, que podem te equilibrar ou desequilibrar durante a jornada da sua vida.
Mas é importante saber que descobrir o seu dosha não deve ser encarado como um classificação estática ou um rótulo permanente. Todos temos os três doshas na nossa constituição, porém esse diagnóstico mede a predominância de um deles, o que indica tendências remanescentes por toda a sua vida, e auxilia de forma significativa em um possível tratamento terapêutico no caso de qualquer problema, sintoma ou estado de desequilíbrio que se torne incômodo.
SOBRE O BIOTIPO VATA
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS: INCONSTÂNCIA E MOVIMENTO
Características Físicas
Normalmente pessoas do biotipo Vata possuem estrutura corporal irregular. Tendem a ser muito baixos ou bem altos, e se sentem muitas vezes estranhos e desproporcionais.
Seu rosto possuiu traços também irregulares, como um rosto longo e com nariz irregular e fino, e com olhos pequenos e normalmente secos.
Ao mesmo tempo que tendem a ter uma energia inicial grande para atividades físicas, cansam-se facilmente se permanecem naquela atividade por muito tempo, ou sentem-se entediados e mudam para qualquer outra que venha à mente. Preferem esportes com movimento e explosão, e evitam muitas vezes de forma inconsciente os esportes de resistência.
A pele e o cabelo das pessoas de Vata possuem a tendência a ser secos. Os cabelos ficam quebradiços no inverno, e a pele esbranquiçada e com rachaduras. Uma característica muito comum no biotipo Vata é a presença de dedos de tamanhos irregulares, muitas vezes um pouco tortos para um lado ou outro, e que estalam facilmente. Aliás, as juntas do indivíduo de Vata geralmente estalam, desde os dedos dos pés até o maxilar.
Características Emocionais
Os indivíduos de Vata não são, de forma geral, presos à essa realidade, ou a um modo e estilo de vida específicos. São especialistas em ir além, ou seja, sempre buscam olhar além do que lhe foi dito, aprender além do que lhe foi ensinado. Mas não fazem isso por orgulho, e sim porque simplesmente não enxergam muito bem o limite do que lhe foi oferecido.
São pessoas que têm facilidades em acreditar, tanto em outras pessoas como em crenças e histórias. Por isso, possuem certa facilidade no desenvolvimento da fé e avançam rapidamente em qualquer caminho espiritual, mesmo que mudem de caminho rapidamente quando algo lhes desagrada ou se torna repetitivo.
Hábitos e Rotina
Mesmo que não acreditem no conceito de rotina (e em tantos outros conceitos), os indivíduos de Vata precisam adquirir certa rotina para completar seus objetivos, projetos e estudos. E sentem extrema dificuldade para isso, precisando recorrer a agendas, aplicativos ou outras pessoas que lhes cobrem ou puxem a orelha quando saem da linha. São pessoas que amam viajar e se sentem muitas vezes presos quando ficam muito tempo na mesma cidade, no mesmo trabalho ou no mesmo relacionamento.
Uma das características dos indivíduos de Vata é a de terminar logo qualquer coisa que se proponham a fazer. Eles sabem que perdem a motivação facilmente, e dessa forma tentam apressar as coisas, muitas vezes gerando muita ansiedade ou deixando a desejar no resultado final.
Tendências e Aptidões Fortes quando em Equilíbrio
Pessoas do biotipo Vata possuem extrema criatividade, e conseguem criar novas formas de realizar a mesma tarefa. São desapegados em essência, e pouco se preocupam com problemas e posses materiais, muitas vezes parecendo desinteressados. São pessoas de mente leve e personalidade em constante movimento.
Desafios e Obstáculos que aparecem quando em Desequilíbrio
Os Vatas tendem a perder completamente o foco quando em desequilíbrio, tornando-se incapazes de completar tarefas e projetos, ganhando cada vez mais a tendência a abandonar o que estiver causando desconforto ou falta de confiança. Possuem também a tendência a ficar amedrontados e sem autoconfiança, principalmente quando lhes falta nutrição e estrutura (kapha baixo).
Um dos problemas que mais atingem os indivíduos de Vata é a ansiedade. Quando em desequilíbrio, tendem a antecipar os fatos e gerar extrema preocupação, resultando em insônia, irritabilidade e má digestão.
SEUS DESEQUILÍBRIOS ATUAIS SÃO:
Vata em desequilíbrio. Pitta e Kapha equilibrados.
O dosha Vata é um dosha volúvel e móvel, o que quer dizer que é muito fácil desequilibrá-lo através de maus hábitos e má alimentação. Normalmente, quando o Vata se encontra descompensado, os primeiros sinais podem ser psicológicos, como falta de concentração, ansiedade excessiva e memória prejudicada.
O que pode ser seguido por um despego excessivo a coisas e pessoas, sendo que a pessoa com excesso de Vata se torna isolada e receosa. A insônia aparece logo no início, aliada à ansiedade sobre o que virá nos dias seguintes. Na parte física, os sinais aparentes podem começar com excesso de gases, má digestão e sensação de estômago inchado.
Pode também ocorrer ressecamento dos tecidos, o que será visível por pele, unhas e cabelos ressecados e fracos, além de prisão de ventre, devido ao ressecamento das paredes do intestino. Nas mulheres, é comum a desregulação do ciclo, e a diminuição do fluxo menstrual.
=Qual o Caminho para o Reequilíbrio=
O desequilíbrio em Vata pode ser revertido através da criação de hábitos e métodos fixos e produtivos, combatendo a dispersão mental e falta de foco. Criar listas e traçar metas pode ser desejável e bastante útil, além de sempre estabelecer e priorizar o que deve ser cumprido primeiro e em curto e médio prazos. Além disso, aumentar a nutrição com alimentação adequada e oleação nutritiva. Observação do Dinacharya é muito recomendada.
Aqui estão algumas recomendações:
=Alimentação=
É importante uma alimentação nutritiva e rica em carboidratos e molhos, combatendo a leveza, fraqueza e secura instalada pelo excesso desse dosha. Verduras e legumes cozidos e suculentos, oleaginosas como castanhas de cajú e amêndoas, sempre previamente hidratadas, ovos cozidos, massas preparadas com carnes e legumes servidos com molhos encorpados como molho de tomate ou molho branco.
Evitar comida apimentada e muito salgada, além da necessidade de reduzir a salada os vegetais secos. Leites vegetais como o leite de inhame e de amêndoas podem ser de muita utilidade, principalmente acrescentando canela, cardamomo ou noz moscada.
Principais Chás:
gengibre, erva doce, melissa, alcaçuz.
=Rotina=
Hábitos que prejudicam
Excesso de mudanças, como de emprego, cidade ou relacionamentos; falar muito ao comer e no trabalho; morar em lugares secos e frios; ficar tempo demais em frente a telas de tv, computador ou celular.
Hábitos a Cultivar
Comunhão com amigos e família; criação de métodos de trabalho e de cumprimento de metas; automassagem com óleo morno; leitura e meditação, especialmente próximo do horário de dormir. Manutenção de uma rotina diária (dinacharya). Yoga.
=Possíveis Intervenções Ayurvédicas=
Abhyanga, Bhasti e Srodhara (consulte um terapeuta ayurvédico). Podem ser recomendadas terapias Rasayana.
=Produtos Recomendados para uma saúde integral=
=Aqui estão alguns artigos que poderão te ajudar=
*Para se aprofundar nos conceitos do Ayurveda, bem como no planejamento de uma rotina terapêutica, confira nosso Ebook de Doshas.
*Lembre-se que esse questionário online é ilustrativo, e apesar de conseguir orientar a maioria das pessoas de forma geral, ele serve mais para um início de caminho. O processo terapêutico ayurvédico inclui sempre a consulta com um(a) Terapeuta Ayurveda.