O seu dosha, que é sumariamente verificado nesse questionário, representa o seu biotipo de nascença, ou seja, a sua constituição psco-bio-física desde a concepção até os dias de hoje. Entender o seu dosha ou biotipo é importante, e se torna uma experiência enriquecedora e esclarecedora à medida que você liga os pontos da sua vida, em termos de aptidões, desafios, características únicas e formas de se relacionar com os outros e com o mundo. Da mesma forma, esse conhecimento traz ao seu conhecimento uma série de fatores, entre hábitos, alimentos e atitudes, que podem te equilibrar ou desequilibrar durante a jornada da sua vida.
Mas é importante saber que descobrir o seu dosha não deve ser encarado como um classificação estática ou um rótulo permanente. Todos temos os três doshas na nossa constituição, porém esse diagnóstico mede a predominância de um deles, o que indica tendências remanescentes por toda a sua vida, e auxilia de forma significativa em um possível tratamento terapêutico no caso de qualquer problema, sintoma ou estado de desequilíbrio que se torne incômodo.
Sobre o Biotipo Kapha
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS: ESTRUTURA E ESTABILIDADE.
Características Físicas
A pessoa com predominância do dosha Kapha possui uma estrutura corporal grande e forte. Ossos grandes, músculos bem desenvolvidos, mãos e pés grandes com dedos mais grossos e menos sensíveis. O dosha kapha costuma ter como predominância física olhos maiores e redondos, geralmente claros ou castanhos, e um rosto mais redondo ou oval. Seus cabelos e pêlos são espessos e volumosos, e os cabelos tendem a ser um pouco oleosos.
Pessoas do biotipo Kapha de forma geral possuem boa saúde e adoecem pouco,além de possuírem constituição e resistência física.
Características Emocionais
protocolos que criam na vida, que se tornam essenciais para a criação de uma zona de conforto. Por falar em conforto, os Kapha gostam de se sentir confortáveis, amam comer e acabam gerando apego rapidamente por muito dos prazeres da vida.
Hábitos e Rotina
Mais lentos e metódicos, os indivíduos de Kapha gostam de criar uma rotina. Com hábitos que já criaram, com métodos que já conhecem, sem muita mudança e exploração do novo. Se entram em uma rotina onde dormem e comem bem, e conseguem trabalhar tranquilos, conseguem manter essa rotina por anos a fio.
E essa tranquilidade só poderá ser quebrada por problemas de relacionamento, já que o dosha Kapha é de pessoas carinhosas e compreensivas, mas com forte apego emocional.
Tendências e Aptidões Fortes quando em Equilíbrio
Quando bem e equilibrados, os indivíduos de Kapha são fortes física e emocionalmente, frequentemente adotando o papel de pilar do círculo de pessoas que se relacionam, seja família ou grupo de trabalho.
Observam com calma e serenidade os problemas e processos que perturbam radicalmente os outros doshas, eencontram nessa tranquilidade a fortaleza para seguir em frente diante de qualquer situação. No lado emocional, quando equilibradas, as pessoas de Kapha conseguem sentir empatia facilmente, são compreensivos e amorosos.
Desafios e Obstáculos que aparecem quando em Desequilíbrio
Os desafios do dosha Kapha quando em desequilíbrio estão ligados à sua dificuldade de mudança. Quando descompensado, o dosha Kapha cria apego por coisas, pessoas e opiniões, não aceitando que nada nem ninguém mexa com suas manias.
Podem facilmente ter apego por comida, especialmente doces, o que, somado à sua estrutura corporal, pode criar um quadro de excesso de peso com os diversos problemas de saúde associados a ele.
Esse deesequilíbrio envolve doshas bem distintos, mas muitas vezes um dosha foi agravado previamente pelo excesso de outro. O excesso da necessidade de segurança e conforto (Kapha) pode gerar com o tempo uma ansiedade excessiva (Vata), por exemplo, gerando aos pouco o quadro de acúmulo dos dois doshas em diferentes partes do corpo.
De forma geral, a pessoa acaba desenvolvendo um aumento crescente de massa corporal pelo lado do aumento de Vata, ao mesmo tempo que desenvolve problemas emocionais e psicológicos como ansiedade, falta de foco e objetividade, e instabilidade emocional.
Qual o caminho para o reequilíbrio?
A forma mais fácil para um reequilíbrio no caso dos doshas Vata e Kapha de forma conjunta é cultivar uma alimentação anti-kapha, ao mesmo tempo que cria uma rotina regrada e sistematizada, focada em metas curtas, para reequilibrar vata.
Aqui estão algumas recomendações:
=Alimentação=
Na alimentação anti-kapha é importante evitar alimentos de difícil digestão, principalmente na parte da noite. Doces e carboidratos refinados agravarão o já inflado Kapha, e dessa forma a redução gradativa da ingestão desses tipos de alimento é importante. Saladas com limão e sal, legumes grelhados e carne branca são muito bonns para equilibrar o Kapha, além de temperos que ajudem na digestão, como Gengibre, Trikatu, pimentas do reino e calabresa, canela, entre outros.
Principais Chás:
Canela, alho, gengibre, curcuma e chá verde.
Sabores:
Picante, amargo e ácido.
=Rotina=
Hábitos que prejudicam
Falta de rotina adequada, sono insuficiente, instabilidade no trabalho e em relacionamentos.
Hábitos a Cultivar
Horários para alimentação e atividades, incluindo para o sono (dinacharya adequado), leitura de textos motivacionais e histórias de sucesso, alimentação regrada, yoga, limpeza regular da língua.
=Possíveis Intervenções Ayurvédicas=
Abhyanga, udwartana, shrodhara (consulte um terapeuta ayurvédico).
=Produtos Recomendados para uma saúde integral=
=Aqui estão alguns artigos que poderão te ajudar=