As Três Essências Sutis do Nosso Corpo

O estudo do equilíbrio e saúde do nosso corpo no Ayurveda passa por muitos conceitos e considerações, todos didáticos e que nos permitem usar ferramentas terapêuticas para a manutenção cotidiana. Prana, Ojas e Tejas são mais três conceitos importantes para que possamos entender o funcionamento do conjunto corpo-mente e para que possamos desenvolver a sabedoria da autocura.

Prana, ojas e Tejas são essências sutis presentes em todo e qualquer lugar do nosso corpo, mais sutis de um ponto de vista didático do que os três doshas físicos e os três gunas mentais. São importantes para a manutenção da quantidade, intensidade e mudanças em cada dosha e guna em cada indivíduo.


Você sabe qual o seu dosha? Entender o seu biotipo é o passo inicial para o autoconhecimento e a saúde integral. Confira nosso questionário online gratuito:

http://www.indiamed.com.br/diagnostico


O QUE SÃO ESSÊNCIAS SUTIS?

Antes de tudo, precisamos entender o que são essas “essências”, já que o termo é tão genérico quanto “energia”, e pode facilmente nos confundir, ou não fornecer utilidade semântica nenhuma.

Essências são inteligências, são ramificações da intenção divina e cósmica, que guiam e mantêm o funcionamento de toda “prakriti” (manifestação física inteligente) presente na terra. Se você olhar pela ótica religiosa, entenderá que essências são guias sutis de Deus, que incluem a sabedoria divina em cada porção de prakriti, de acordo com seu propósito. Se você olhar pela visão natural e mais científica, verá tendências que se repetem em cada organismo, de acordo com a necessidade de desenvolvimento e regulação da nutrição e crescimento.

O QUE É ENERGIA?

Aproveitando a deixa, vamos deixar claro o que é essa tal de “energia”, para um entendimento mais completo de todos os conceitos desse artigo.

A palavra energia surge quando entendemos que toda a matéria (e não matéria também, manifestações mais sutis) possui uma mesma matéria-prima essencial, e que a quantidade de formas e substâncias que percebemos são apenas vibrações diferentes dessa matéria-prima essencial. Essa ideia é comprovada pela física quântica e é tão espiritual quanto científica.


Quer aprender online sobre Nutrição aplicada ao Ayurveda? Acesse o curso Introdução a Alimentação Ayurveda e adquira esse conhecimento.


Essa matéria-prima essencial é a energia. Para exemplificar, temos vários espectros de luz e vibrações que não conseguimos ver, mas que estão lá (como ondas magnéticas, radiações ultra-violetas etc.). Exemplificando esse conceito para a terapia ayurvédica, temos vibrações mais densas que reproduzem os tecidos, e vibrações mais sutis, como o prana.

PRANA: A ENERGIA SUTIL DE NUTRIÇÃO

 

O prana é a energia sutil de nutriçãomais importante do nosso corpo. Ela é absorvida principalmente na respiração e ingestão de alimentos frescos, ricos em prana. Funciona como um alimento sutil essencial á inteligência do nosso corpo, e é o principal combustível de todo agni presente nos tecidos corpóreos. Prana governa a respiração, a circulação, as funções motoras e sensoriais do nosso corpo. É das três a mais sutil, e tem ligação funcional com o dosha vata.

Para aumentar e melhorar nossa absorção de prana, devemos principalmente equilibrar nosso Vata, já que a absorção dessa essência é relacionada com o subdosha prana vata, localizado na cabeça. Exercícios como pranayamas e meditações respiratórias são vitais para a absorção apropriada de prana, aliadas á ingestão de alimentos orgânicos e frescos, além de banhos de sol regulares. Perde-se prana com baixa qualidade do ar e dos alimentos, e com fraca ligação com seu corpo sutil. Prana está ligado á paz interior, práticas espirituais, concentração e memória.

OJAS: A ENERGIA SUTIL DE MANUTENÇÃO

Ojas é a essência de manutenção e estrutura presente em todos os sete dhatus (tecidos) do nosso corpo. Possui na sua composição os cinco elementos básicos e é provido de todas as substâncias que compõem os tecidos. Enquanto prana é a energia de nutrição, ojas é o resultado dessa nutrição, a substância sutil necessária para a formação física saudável dos nossos tecidos. Está ligado principalmente á função hormonal e imunidade, e tem ligação funcional com o dosha kapha.

Para manter e melhorar ojas no nosso corpo, é importante a ingestão de alimentos muito nutritivos e com boa untuosidade. Amêndoas e castanhas, ghee, nozes e gengibre são alguns bons exemplos. Assegurar uma boa digestão e excreção é também essencial para manter ojas saudável no corpo. Perde-se ojas na ingestão de alimentos ruins, na formação de toxinas mentais e corporais, e no sexo inapropriado ou excessivo. Psicologicamente e emocionalmente falando, ojas está ligado á compaixão, empatia e Amor.

TEJAS: A ENERGIA SUTIL DE TRANSFORMAÇÃO

Tejas é a essência sutil que governa as transformações em todos os níveis do nosso corpo. É uma versão final e mais sutil do agni, e que permite a transformação final de cada porção de nutrição (sutil ou densa) em tecidos, emoções e atitudes. Tejas mantém a criação e regulação de cada agni dos sete dhatus, e regula nosso corpo através do complexo sistema de enzimas. Segundo o Ayurveda, a digestão completa de cada alimento demora cerca de 35 dias para ser completada, e nos níveis mais sutis de transformação tejas é a força essencial motriz. Tejas está conectado diretamente com agni e recebe influência direta do dosha pitta.

Tejas é a essência sutil que governa as transformações em todos os níveis do nosso corpo. É uma versão final e mais sutil do agni, e que permite a transformação final de cada porção de nutrição (sutil ou densa) em tecidos, emoções e atitudes. Tejas mantém a criação e regulação de cada agni dos sete dhatus, e regula nosso corpo através do complexo sistema de enzimas. Segundo o Ayurveda, a digestão completa de cada alimento demora cerca de 35 dias para ser completada, e nos níveis mais sutis de transformação tejas é a força essencial motriz. Tejas está conectado diretamente com agni e recebe influência direta do dosha pitta.

Para melhorar o funcionamento de Tejas, alimentos quentes e levemente picantes são recomendados, além de chás energéticos e estimulantes. Atividades físicas, interações sociais saudáveis e banhos de sol também ajudam muito. Perde-se tejas com alimentos que gerem muita toxina (fast-food), com o acúmulo de toxinas no organismo, com o uso de drogas, sedentarismo e estados depressivos. Tejas é ligado emocionalmente com o ímpeto e atitude, com a força de mudança em situações difíceis e com a criatividade produtiva.