Textos Clássicos do Ayurveda: Artigo Especial

Num dia tão especial para a Indiamed, a comemoração dos seus 04 anos no cenário ayurvédico do Brasil, achamos que nada mais justo do que retornar às bases, à origem do sistema de cura que hoje é o norte do trabalho de nossas vidas, e que ajuda tantas pessoas a obter maior consciência sobre si.

w646h370_2015-01-20-04-36-16-charaka-samhita

Vamos hoje dissertar brevemente sobre os textos clássicos do Ayurveda, que são a base para toda a terapia ayurvédica praticada no mundo e no Brasil, e que são sagrados para os seguidores do Ayurveda. Esses textos clássicos se unem de fragmentos e possuem origem ainda duvidosa, no que diz respeito a escritores e revisores. Mesmo assim, os conceitos contidos nos principais textos são completos e únicos, permitindo a prática de forma integral e consciente do ser humano moderno.


Aprenda a utilizar o Vastu Shastra, a harmonização de ambientes baseada na astrologia védica (paralelo ao Feng Shui). Projete, corrija e harmonize os seus ambientes e preste assessoria em decorações e eventos. Acesse aqui o curso completo.

 

TRATADOS ANTIGOS E CONSIDERAÇÕES

Na leitura dos textos clássicos do Ayurveda, fica claro que há uma gritante diferença de mecânica de pensamento, visto que a realidade e o cotidiano daquelas pessoas eram outros. Dessa forma, há a necessidade de reposicionar as práticas no espaço de tempo e no nível de consciência do indivíduo moderno, mas isso não significa que haverá mudança dos conceitos aplicados na teoria e na prática daquela pessoa.

Sushruta-1Inclusive, essa é uma das diferenças entre uma prática tradicional como o Ayurveda, passa entre gerações de forma uníssona, e a medicina científica moderna, que possui bases que se modificam de acordo com a dinâmica de novas descobertas. Ler esses textos é algo mágico e enriquecedor, pois percebemos que, desde aquela época, através de formas de observação que hoje conhecemos apenas em parte, os sábios que carregavam o legado do Ayurveda já tinham conhecimento profundo e efetivo da saúde do ser humano. Sem instrumentos tecnológicos, sem aprovação acadêmica e sem estatísticas duvidosas.

OS TEXTOS PRINCIPAIS

Dentre os textos derivados da sabedoria védica no contexto de cura, há três textos principais que se destacam e que são a base de conhecimento para o Ayurveda: o Caraka Samhita, o Susruta Samhita e o Ashtanga Hrdaya. Todos seguem a linha mágico-religiosa-científica tão característica dos textos antigos da Índia tradicional. Faremos comentários sobre eles individualmente.

CARAKA SAMHITA

Considerado um dos principais textos da sabedoria de cura védica, o Caraka é sem dúvida o mais completo compêndio e o mais conservado texto (em termos semânticos) derivados dos vedas que se mantém até os dias de hoje. Acredita-se que o Caraka foi escrito ou compilado por volta de 2 mil e 4 mil anos a.c., e há a discussão até hoje se Caraka é um autor, um grupo de autores ou uma escola de pensamento da época, visto que a distribuição de conhecimento e a atribuição de autoria era completamente diferente na época.

bhaskaracharya-karmaveera-special-11-may-2014-eSegundo a tradição passada de forma textual e verbal na Índia, o conhecimento desses textos sagrados são provenientes de Brahma (o criador), e passada ao seu filho Daksha, que transmitiu o conhecimento herdado aos irmãos Ashwin, médicos divinos. Passado posteriormente a Indra, esse conhecimento chegou a Atreya, autor de um dos livros do Rig Veda, e primeiro ser humano a ter conhecimento do conteúdo médico passado pelos deuses.

Atreya atribui a sua linhagem a  Agnivesha, Bhela, Jatukarna, Parasara, Ksirapani e Harita. Os textos originados de Agnivesha são hoje os mais completos herdados da sabedoria védica, e formam a base do Caraka Samhita.

Escrito em Sânscrito, o texto do Caraka Samhita é constituído por versos e rimas, forma clássica de repasse de conhecimento textual na época, e acredita-se hoje que a forma em verso facilitava a memorização e o ensinamento oral. O Caraka é composto por textos que misturam filosofia, medicina, religião e psicologia, apresentando uma consciência de vida integrada e co-dependente do meio ambiente. Completo e detalhado, ele fornece as bases do conhecimento sobre fisiologia, etiologia, embriologia, entre outros conceitos importantíssimos para a prática de cura que hoje conhecemos.

SUSHRUTA SAMHITA 

susruta_samhitaTambém muito importante para a formação do conhecimento ayurvédico no oriente e ocidente, o Sushruta Samhita é uma compilação que possui, além de informações sobre a prática cotidiana aplicada do Ayurveda, também tratados de cirurgia e intervenções clínicas únicas executadas na época. Acredita-se que esse tipo de conhecimento foi necessário devido a inúmeros episódios de guerra, mas sabe-se também que a necessidade de maior conhecimento sobre o corpo humano permitiu a inserção de práticas mais invasivas no corpo humano.

Escrito em prosa e poesia, o Sushruta Samhita contém trechos importantíssimos para a formação da visão Ayurvédica que possuímos hoje, e Sushruta é tido como o “pai da cirurgia” por sua composição.

ASHTANGA HRDAYAM

51VyirQgvvL._SX331_BO1,204,203,200_Esse texto, também escrito em prosa e poesia, parece ter sido compilado após os dois textos anteriores, e há uma clara união dos conhecimentos dos tratados anteriores aqui,somados a novidades e comentários no campo da medicina védica. Escrito por Vaghbata e aparentemente contemporâneo ao Caraka Samhita, esse texto apresenta diversos tratados de fisiologia e a interação uníssona do corpo humano com elementos da natureza, então tratados como elementos terapêuticos.

O Ashtanga Hrdayam traz também conhecimentos sobre a origem e o tratamento de diversos tipos de doenças, sendo considerado mais prático do que os textos anteriores, com aplicações e tratamentos que perduram nos dias de hoje como o corpo clássico do Ayurveda moderno.

O LEGADO DO AYURVEDA

Mesmo que os textos clássicos muitas vezes tratem desequilíbrios e doenças como fatos sobrenaturais e mesmo que nem todas as práticas sejam hoje aplicáveis no Ayurveda, a tradição perdura e o legado é imutável. O Ayurveda é uma tradição que, em suas bases, enxerga o ser humano de forma integrada e inseparável do seu meio, e que traz a visão clara de que a vida deve ser baseada em prevenção e hábitos saudáveis, ainda de acordo com biotipos e em conformidade com os eventos externos.

7875

A leitura dos textos clássicos é essencial para qualquer terapeuta, e incrivelmente enriquecedora para qualquer estudioso, da área de saúde ou não. Nossa homenagem às bases do Ayurveda vem com um convite à leitura, e abaixo estão links para o download de dois dos textos clássicos citados no nosso artigo.

=DOWNLOAD CARAKA SAMHITA=

=DOWNLOAD ASHTANGA HRDAYAM=