Sobrepeso e Dietas na Visão do Ayurveda

Pacientes com sobrepeso são hoje rotina em qualquer consultório médico, psicológico, terapêutico ou holístico. As pessoas estão ganhando peso cada vez mais, devido ao estilo de vida moderno, e procurando diversos tipos de profissionais para se sentirem melhor e mais saudáveis. Esses pacientes acabam pulando de um profissional para o outro, e é muito comum encontrar pessoas que buscam o terapeuta Ayurvédico para perder peso, geralmente após tentar diversos métodos, dietas e pedir aconselhamento com médicos.
shutterstock_178534622Com o Ayurveda cada vez mais popular no Brasil, muitos depositam a esperança de emagrecer nos seus métodos terapêuticos naturais. O grande problema é que essas pessoas ainda carregam consigo a mecânica de pensamento ocidental, e chegam no consultório buscando soluções externas unicamente. Em quase todos os casos, elas não querem SER  a solução.

ADAPTAÇÕES AO TRATAMENTO AYURVÉDICO

Já que temos procura crescente pela terapia Ayurvédica, o  novo estilo de produção de conhecimento humano online (raso, rápido e voltado para ranqueamento do google) coloca matérias e artigos na internet sobre o assunto. Blogs e Sites apresentam a “dieta ayurvédica” ou formas de emagrecer segundo o Ayurveda, mas sem seguir a visão ou os métodos Ayurvédicos. Um site famoso, inclusive, criou um artigo onde há um link para o diagnóstico de dosha online, e de acordo com esse diagnóstico de cinco minutos o leitor já escolhia uma das três dietas disponíveis: vata, pitta ou kapha.
dosha-types
Qual o erro nesse processo? Por que normalmente essa “dieta ayurvédica” não vai funcionar? A respostá é que, mesmo que o Ayurveda mantenha a base do tratamento terapêutico no diagnóstico dos doshas, a decisão e o caminho terapêutico para o reequilíbrio consideram sempre o indivíduo, e esse diagnóstico individual e completo leva em consideração muito mais do que doshas agravados. Há muito o que se considerar, desde a sutil observação dos gunas mentais, passando pelos subdoshas, até uma observação geral da capacidade de mudança e motivação do indivíduo a ser tratado. O centro do tratamento é a pessoa, e não um dosha. O caminho do tratamento não deve seguir apenas para contrapor os gunas (qualidades) relacionado ao dosha (incluir sabor amargo na dieta ou temperos quentes, por exemplo). A mudança que o Ayurveda propõe é de ATITUDE. Atitude com relação a vida, aos seus objetivos de vida, ao seu bem-estar e ao bem-estar das pessoas ao seu redor.

O DOSHA DO SOBREPESO

No exemplo acima, do site com diagnóstico online e dietas prontas, podemos esperar que quase 100% dos leitores apresentem um quadro de kapha agravado. E imediatamente buscarão (seguindo a orientação do próprio site) vegetais amargos, pouquíssimo carboidrato e muito gengibre. Mas não é bem assim que o Ayurveda enxerga o processo de diagnóstico e prescrição de dieta, e o ganho de peso geralmente tem fatores mais complicados que devem ser observados.
sobrepeso-saúde-bucal-clinica-di-paula-1
diversos tipos de sobrepeso, de acordo com o desequilíbrio de cada dosha, mesmo que a maioria das características ainda residam no kapha agravado. O próprio aumento de estrutura e peso é um fator kapha em essência, mas a causa desse agravamento pode ser outro dosha, em um desequilíbrio mais profundo , que esteja influenciando o kapha do indivíduo. Muitos livros sobre o diagnóstico Ayurvédico indicam que, quando a pessoa se afasta do seu dosha inicial (de quando nasceu), por um estilo de vida incompatível, por má alimentação ou até por alguns tipos de traumas sofridos, o corpo acaba se adaptando a isso e agravando algumas características desse dosha, ou partindo em uma busca incessante para compensar essa falta.

EXISTE UMA SOLUÇÃO GERAL?

Não. Soluções “gerais” sobre tratamento não entram no conceito do Ayurveda, que trata pessoas e não suas doenças. O mais próximo que poderíamos chegar de um conselho   gerayurveda-treatment-in-balial seria com relação a melhoria da digestão, permitindo que a pessoa aproveite o máximo dos alimentos e não acumule toxinas de alimentos não digeridos  Evitar as comuns intoxicações modernas: açúcar e sal refinados, glúten, café, etc. também é um conselho de rotina. Outra solução prática comum no Ayurveda é a prática de exercícios de forma moderada, além da meditação.
Porém, todas as medidas terapêuticas levam em consideração fatores como a idade do indivíduo, sua rotina de trabalho, a estação atual do ano, e o local (cidade, país) onde essa pessoa vive. Se você busca emagrecer, se reequilibrar ou apenas se sentir melhor, a solução ideal é procurar o terapeuta Ayurvédico mais próximo de você.

✔️ Produto adicionado com sucesso.