Shatavari e a Saúde Reprodutiva no Ayurveda

Estamos em uma fase de universalização do Ayurveda. Escolhendo as ervas do nosso quintal, com cursos voltados para a a flora brasileira, e isso é um avanço e uma nova perspectiva para o “nosso Ayurveda”, o que trata da prevenção e cura dos brasileiros.

Mas com certeza algumas ervas indianas mantêm a sua majestade na fitoterapia geral da terapia ayurvédica, com propriedades e efeitos sobre os doshas e sobre a nossa fisiologia praticamente sem paralelos. E esse é o caso do Shatavari, uma das ervas ayurvédicas mais tradicionais, mais benéficas, e mais importantes no contexto do reequilíbrio mente-corpo. 


Quer fazer parte da Comunidade Indiamed, participar dos nossos grupos voltados ao Ayurveda, receber artigos como esse e entrar nas discussões sobre o Ayurveda no Brasil? Inscreva-se!

SHATAVARI: APRESENTAÇÃO

O aspargus rancemosus, também conhecido por Shatavari, é uma planta encontrada principalmente nos arredores da Índia e Tibet, próximo ás colinas e planaltos do Himalaya. Foi catalogada pela botânica ocidental em 1799, mas já era utilizada pelos Vaidyas indianos e outros sábios antigos por muitas gerações.  É uma árvore pequena semelhante a um arbusto ou pinheiro, que possui longas raízes, produz pequenas e singelas flores brancas, e brilhantes frutos roxinhos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO SHATAVARI

A parte principal de utilização na terapia ayurvédica e em outras racionalidades médicas é a sua raiz. A característica tônica que dá fama ao Shatavari é a sua capacidade de oferecer nutrição e equilíbrio ao sistema reprodutivo tanto feminino quanto masculino, com especial atenção ao sistema reprodutor feminino. Isso porque ela tem a capacidade de trazer uma regulação maior á produção e distribuição hormonal ligada ao ciclo feminino e á fertilidade (principalmente prolactina e corticoide), além de diminuir as chances de aborto de forma significativa. 

O Shatavari ainda melhora a produção de leite materno em quantidade e qualidade, tem função adaptógena e auxilia na manutenção da imunidade em todos os sistemas do corpo humano. É considerada um antidepressivo natural, um afrodisíaco natural e um redutor natural da ansiedade. 

COMO USAR SHATAVARI?

Hoje o Shatavari é vendido como fitoterápico, e pode ser encontrado em pó, na forma líquida e em cápsulas. Apesar de ter poucos efeitos colaterais possíveis, recomenda-se que um terapeuta ayurvédico ou médico seja consultado antes do uso do produto.


VOCÊ PODE ENCONTRAR O SHATAVARI NA LOJA INDIAMED Á PRONTA-ENTREGA NO BRASIL. CLIQUE E SAIBA MAIS.