Rotina Ayurveda: Saúde e Bem-Estar no seu Dia a Dia

Umas dos aspectos mais importantes do Ayurveda é a aplicação da sua rotina: a chamada “rotina ayurveda” pode ser o grande diferencial no estado de equilíbrio ou doença. Afinal, de nada adianta obter uma rotina personalizada do Terapeuta Ayurvédico se você não aplicá-la.

Rotina Ayurveda: o que é?

Rotina ayurveda

A rotina ayurveda é a inserção de diversas práticas no seu dia a dia, direcionadas para a sua saúde e preparadas para trazer o reequilíbrio ao seu conjunto corpo/mente. Na verdade, não há Ayurveda sem rotina, o Ayurveda não pode ser encarado como um estudo teórico, já que só existe efeito na aplicação dia após dia das recomendações.

O que é mais importante na rotina ayurveda?

O mais importante na rotina ayurveda é a personalização dessa rotina para cada indivíduo. E por isso a consulta ayurvédica é sempre muito recomendada para o início de caminho. Nessa consulta, identificando o biotipo e as principais tendências daquela pessoa, o terapeuta consegue identificar as práticas mais importantes e criar uma prioridade: incremento da digestão, práticas de desintoxicação, melhora na nutrição, etc.

Se você ainda não realizou a sua consulta, agende-a aqui.

Como Aplicar essa Rotina?

Rotina ayurvedica

Após realizada a consulta ayurvédica, a rotina ayurveda deve ser entendida como um processo com vários caminhos, e inúmeras possibilidades. De acordo com o biotipo e também com os principais problemas que o indivíduo possa estar passando, estabelece-se uma prioridade de rotina, baseada no que é mais necessário, e também no que aquela pessoa terá mais facilidade de aplicar no momento. Entender as possibilidades e evitar a frustração da dificuldade inicial também é trabalho do terapeuta.

Quais as principais ações de rotina?

Temos algumas práticas bem simples que podem melhorar e muito o nosso bem-estar e a nossa saúde, e muitas delas podem ser aplicadas sem dificuldades. Essa é a vantagem da rotina ayurveda: o pouco que fazemos para melhorar já oferece grande diferença na nossa vida.

 

 

Práticas de nutrição: essas práticas estão ligadas á nutrição profunda dos tecidos do nosso corpo, e podem ajudar na melhora da compleição, na melhora do fogo digestivo, na melhora da disposição e da libido, e também no caminho do rejuvenescimento(rasayana).

Exemplos: massagem com óleos especiais, adequação gradativa da alimentação, mudanças e incrementos nos horários de descanso e lazer, entre outras.

 

Práticas de desintoxicação: essas práticas visam a diminuição das toxinas no nosso corpo, que tanto prejudicam principalmente nossos processos metabólicos, digestivos e reparadores.

Exemplos: limpeza de língua matinal, principalmente se realizada com o raspador de cobre; adequação da alimentação ao fogo digestivo corrente; incremento do fogo digestivo com mudanças de rotina, temperos e fitoterápicos especiais, como o trikatu.

 

Práticas de reequilíbrio: as práticas de reequilíbrio são mais específicas de cada biotipo e indivíduo, e devem ser consultadas na sua maioria de forma particular. Visam reparar danos, recuperar processos prejudicados, e melhorar níveis de nutrientes essenciais.

Exemplos: tamra jal, a rotina de tomar água no copo de cobre, que pode ser aplicada por todos e é altamente benéfica á saúde; prática de yoga e meditação, uso de sabonetes com propriedades especiais ou desodorantes sem aditivos químicos, entre outras.