Panchakarma, o Detox Ayurvédico

Panchakarma é a experiência de cura mente-corpo final para desintoxicar o corpo, fortalecendo o sistema imunológico e restabelecer o equilíbrio geral e bem-estar.

panchakarma

Que significa “cinco ações” ou “cinco tratamentos”, em sânscrito, este processo é altamente eficaz na limpeza do corpo de Ama (toxinas) produzidas devido a hábitos de dieta ao estilo de vida erradas e má nutrição. Quando ama se acumula no corpo, ele bloqueia o fluxo de energia e nutrientes por todo o sistema. Ayurveda considera que esta acumulação de toxinas para ser acausa subjacente de todas as doenças.

 


Neste e-book você vai saber porque é tão importante comer comida fresca, que é aquela comida feita no dia. Aprenda os benefícios da comida fresca, os perigos da comida envelhecida, e saiba como cozinhar rápido para uma refeição natural e saudável todos os dias. Acesse aqui o ebook completo.


Panchakarma é um procedimento de tratamento único, pois pode ser facilmente adaptada para atender às necessidades de cada indivíduo de acordo com sua constituição corporal e desequilíbrios de doshas. As terapias envolvidas neste processo de trabalho para soltar AMA (toxinas) a partir de tecidos profundos, a fim de ser removida através de canais naturais do corpo de eliminação.

PRIMAVERA – O TEMPO IDEAL PARA A LIMPEZA

Muitas pessoas sentem os sinais de acúmulo de ama na primavera (final de fevereiro e início de abril), mais do que em outras épocas do ano. Isto é principalmente devido ao fato de que as toxinas já presentes no início do corpo para exibir os seus sintomas durante este tempo. O fato é que a maioria de nós não seguem uma rotina sazonal adequada durante os meses de inverno (novembro a fevereiro) e o corpo acaba acumulando mais toxinas, bloqueando assim os canais. Ao mesmo tempo, devido à temperatura fria, congela AMA nas paredes desses canais. Mesmo que você não possa experimentar como muitos dos sintomas de ama durante este tempo, sua condição pode piorar no momento em que a primavera chega. Como torna-se mais quente do lado de fora, a AMA congelado começa a derreter e flui para dentro de canais do organismo. Como resultado, os canais são inundadas com toxinas, destacando assim os sintomas da presença ama.

panchakarma14

O PROCESSO DE ELIMINAÇÃO DE AMA

Antes de realizar o processo de Panchakarma, você deve visitar um médico ayurvédico que irá determinar a sua constituição corporal e estado atual dos doshas. Depois de identificar a causa da produção ama em seu corpo, ele será capaz de escolher os tecidos, canais e órgãos que precisam ser abordadas através de Panchakarma e, consequentemente, elaborar o programa de desintoxicação direito específico para suas necessidades.
Um programa ideal detox Panchakarma consiste em três fases – Purvakarma, Pradhankarma e Paschatkarma – que são descritos abaixo.

PURVAKARMA – SNEHANA, ABHYANGA E SWEDANA

Estas técnicas de pré-tratamento serve para preparar o corpo para o processo de eliminação ama. Snehana (oleação) é o primeiro passo de Purvakarma e consiste em saturar o corpo com óleos medicinais, a fim de afrouxar AMA e movê-lo a partir de tecidos mais profundos para o tracto gastrointestinal, a partir de onde ele pode ser mais facilmente purificados. oleação externa é chamado Abhyanga, o que significa massagem corporal completa com óleos medicinais. Uma vez que a massagem está concluída, swedana (vapor) é executada, a fim de dilatar os canais e promover a remoção fácil de ama.

PRADHANKARMA – VAMAN, VIRECHAN, BASTI, ETC.

Após Purvakarma, a AMA se move para o tracto gastrointestinal. Aqui, algumas das principais terapias de Panchakarma como Vaman (emese), Nasya (limpeza do nariz), Virechan (purgação), e Basti (enema) pode ser usado para remover ama através dos canais normais do corpo de eliminação.

PASCHATKARMA – DIREITO DIETA E ESTILO DE VIDA

850_400_o-que-e-e-como-fazer-o-panchakarma-em-casaPaschatkarma refere-se ao conjunto de procedimentos que são seguidos após as principais terapias de Panchakarma. Esta fase destina-se a restabelecer a imunidade do corpo e do metabolismo. A maioria das pessoas não percebem que descurar estes procedimentos pós-tratamento pode acabar desestabilizando o processo de digestão, levando a produção ama continuou. Mesmo após o tratamento Panchakarma é longo, é aconselhável manter-se comer luz, nutrir alimentos, tais como khichari e sopa de mung dal por alguns dias. Além disso, lembre-se de retornar gradualmente às suas atividades regulares e dieta para que seu corpo – que está em um estado sensível – não se torne vulnerável após o tratamento.

Se você quiser ir para um tratamento de desintoxicação ayurvédica, é recomendável que você dê tempo suficiente para o seu corpo para entrar no modo de limpeza e então, gradualmente, sair dela. Durante este tempo, você é aconselhado a deixar de lado suas preocupações habituais com trabalho e família e obter o máximo de descanso físico e mental possível.

✔️ Produto adicionado com sucesso.