Métodos Clínicos no Ayurveda

Ayurveda é muitas vezes chamado de samakaalina sastra (uma ciência de todos os tempos). Os fundamentos desta ciência antiga são simples e facilmente aplicáveis a todas as eras. Na verdade, a maioria dos princípios da ciência médica moderna são baseados nos fundamentos do Ayurveda.

Não se pode deixar de admirar a profunda sabedoria e habilidades de observação dos primeiros médicos ayurvédicos, que poderiam penetrar os segredos mais profundos do corpo humano e da mente, mesmo na ausência de tecnologia.

sushrutha

O sucesso do Ayurveda pode ser atribuído às suas formas organizadas e metódicas, um bom exemplo dos métodos clínicos da Ayurveda. Um diagnóstico adequado constitui a base para um tratamento eficaz, enquanto a ignorância da doença ou o diagnóstico inadequado conduz a um tratamento ineficiente.

 


A massagem Abhyanga é o primeiro procedimento preparatório realizado antes de qualquer das terapias Ayurvédicas. Essa técnica move a energia para o corpo, fazendo-a fluir, facilitando a eliminação das toxinas e doshas acumulados. Acesse aqui o curso completo de Massagem Ayuruvédica, com conceitos do Ayurveda e a prática da massagem. 100% online com certificado.


DIAGNÓSTICO PROFUNDO E EFICIENTE

Em Ayurveda, o diagnóstico e tratamento de doenças baseiam-se nas informações derivadas de duas áreas:

  • Exame do paciente (rogi pariksa)
  • Exame da doença (roga pariksa)

Rogi pariksa ou o exame de um paciente consiste em três etapas:

  • Darsana – exame por inspecção
  • Sparsana – exame pelo toque
  • Prasna – exame por interrogatório

O processo de diagnóstico começa mesmo quando o paciente entra na sala de consulta. Além de coletar informações de perguntas específicas sobre sintomas, estilo de vida, dieta e história médica, o médico observa sistematicamente outras características que podem fornecer pistas sobre a causa e a duração da doença. Uma observação afiada da marcha do paciente, físico e aparência transmite uma grande quantidade de informações sobre o seu estado geral. Isso é chamado de “darsana pariksa” ou observação.

“Sparsana pariksa” é exame pelo toque (sparsa). O médico pode avaliar vários fatores por meio do toque. Ele pode avaliar a temperatura do corpo, sentir as margens de inchaços na pele, ler e observar as características do pulso, ou verificar para os alargamentos de órgãos. Os métodos clínicos convencionais de palpação e percussão são exemplos de exame tátil.
Para uma visão geral da doença, uma interrogação detalhada do paciente e seu familiar ou parente é necessária. Isto é “prasna pariksa” (prasna = questão). É sempre favorável permitir que o paciente relate toda a história da doença em suas próprias palavras.

Darsana, sparsana e prasna em conjunto compreendem “Trividha Pariksa” – o método tríplice de exame clínico. Uma versão elaborativa do acima é o “Astavidha Pariksa” ou o método de oito vezes o exame do paciente que inclui os seguintes oito fatores: Nadi (pulso), Mala (freqüência, cor, consistência dos movimentos intestinais), Mutra (urina – cor, freqüência , Sensação de queima), Jihva (língua), Sabda (voz e fala do paciente), Sparsa (toque, pele e senso tátil), Drik (olhos e visão) e Akriti Muscular, etc.).

UMA VISÃO COMPLETA DO INDIVÍDUO

Toda a atitude do paciente durante a consulta fornece informações valiosas para o médico. Estado emocional e natureza, força e vitalidade, inteligência e caráter podem ser determinados a partir de vestuário, postura, linguagem corporal, padrões de respiração e até mesmo a marcha e rolamento.

O objetivo principal do exame clínico em Ayurveda é localizar os doshas desequilibrados que causaram a doença. Os métodos empregados pelo médico (observação, toque e interrogação) são todos destinados a identificar a perturbação dosha. Por exemplo, uma pessoa com pele quente e ruborizada e sintomas como sensação de queimação, febre, distúrbios digestivos ou infecções urinárias tem um distúrbio de pitta. Pele seca, rachada, áspera que é fria indica um desequilíbrio de vata. Retenção de líquidos, inchaço, pele úmida, maçante, olhos lacrimejantes e sintomas como congestão no peito são relacionados kapha

Um diagnóstico clínico resultante destes exames, juntamente com uma compreensão clara da patogênese da doença, auxilia no diagnóstico preciso e tratamento.

✔️ Produto adicionado com sucesso.