Imunidade: o Guia Natural Completo

Em tempos de preocupações em nível mundial sobre epidemias e contaminações em massa, é importante pensamos no porquê de estarmos -de forma coletiva – tão suscetíveis a doenças causadas por vírus e bactérias. 

Sem pretensão de aumentar essa preocupação ou de exagerar o cuidado que devemos manter, a Indiamed acredita que é uma boa oportunidade para falar sobre imunidade e saúde integral. Já que, por mas que crises prejudiquem a todos, elas sempre trazem melhorias de forma geral e mudanças de paradigmas.

Que essa crise nos ensine muito e que possamos sair dela fortalecidos. 


Você já tem ideia de qual o seu dosha (biotipo) no Ayurveda? Realize o nosso Questionário Online de Doshas para saber o seu, e receber orientações personalizadas para reequilíbrio e rotina


 

O QUE É IMUNIDADE?

O conceito geral de imunidade traz a ideia de proteção. A capacidade do nosso corpo de se proteger, se defender contra invasores. Vírus, bactérias, infecções e outros problemas relacionados. 

Pensando de forma holística e do ponto de vista ayurvédico, a imunidade está presente quando estamos com uma estrutura nutricional completa (kapha), uma capacidade de absorção e eliminação eficiente (vata), e um metabolismo correto e forte (pitta). 

AGNI: O DEUS DA SAÚDE

A palavra Agni, em um dos seus significados essenciais em sânscrito, significa FOGO. Um agni saudável e equilibrado é uma das chaves para uma imunidade excelente. 

O agni está presente com todas as suas características no nosso fogo digestivo, no nosso metabolismo, e no fogo transformador dos nossos tecidos, em cada tecido do nosso corpo.

Um agni eficiente é responsável por uma digestão apropriada dos alimentos e emoções, pela força do metabolismo e pela transformação de em todos os níveis dos componentes que formam nossos tecidos corporais. 

O agni transforma alimentos, experiências , informações e interações de cada indivíduo em nutrientes. Se o agni estiver baixo ou inapropriado (excessivamente alto), serão gerados poucos nutrientes e uma quantidade variável de toxinas (AMA).


Conheça o Trikatu, o fitoterápico ayurvédico utilizado para melhorar a digestão. Disponível na loja Indiamed.


OJAS: A ESSÊNCIA DA IMUNIDADE

O resultado da ação do agni, em todos os processos do nosso corpo, na forma mais sutil, é a geração de Ojas. Ojas é a essência da saúde do nosso corpo, a substância sutil que permite a disposição física e mental, a capacidade de absorção intelectual e física das interações com o mundo, e pode ser percebido no aspecto saudável dos nossos tecidos. 

Ojas é o resultado último da digestão do nosso corpo (comandada pelo agni), e é presente em cada um dos nossos sete tecidos, de formas diferentes de acordo com a necessidade de cada sistema. 

Ojas é importantíssimo para a imunidade, pois mantêm toda a estrutura saudável do nosso corpo, sendo a base densa e sutil para o combate a qualquer problema de origem externa ou interna. Observando nosso ojas e tomando medidas para aumentá-lo e mantê-lo, não teremos problemas em curto, médio e longo prazos com doenças infecciosas e diversos outros tipos de doenças e desequilíbrios. 

O QUE SIGNIFICA ESTAR SAUDÁVEL?

Para o Ayurveda, estar saudável é muito mais do que não ter o processo de doença iminente instalado no nosso corpo. A saúde integral não depende da ausência da situação patológica declarada de qualquer processo que possamos estar passando.

Basicamente, estar saudável envolve as seguintes situações básicas:

  • Equilíbrio dos doshas de acordo com cada biotipo individual
  • fogo digestivo apropriado
  • correta absorção dos nutrientes, distribuição e eliminação de sobras
  • felicidade: satisfação física e contentamento mental

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE NA PRÁTICA

Como nossa proposta nesse artigo é ajudar na imunidade de forma definitiva, vamos apresentar algumas ideias, baseadas no Ayurveda e na fitoterapia, para melhorar a imunidade facilmente. 

  • Coma nos horários certos: siga o ciclo do sol e da natureza para aproveitar o seu fogo digestivo. Coma sempre no mesmo horário, coma pouco pela manhã e após das 18h, e deixe sua refeição principal para o horário entre 12h e 14h;
  • Esquente seus alimentos: em épocas de necessidade de formação de ojas e formação mínima de toxinas, esquente a sua comida. Tenha mais refeições que incluam alimentos cozidos e assados (sem cozinhar nem assar em excesso), alimentos preparados no fogo, e tente um tempero mais quente e levemente picante. Gengibre,  cardamomo, cominho e canela são ótimos exemplos.
  • esquente a sua água: aumente a quantidade de chás digestivos e revigorantes durante o dia, e se possível, tome apenas um pouco de água morna junto com a sua refeição principal;
  • Pausas: algumas pausas são essenciais para a sua saúde. A primeira delas é a pausa alimentar. Coma apenas quando a refeição anterior estiver completamente digerida, e tenta algumas vezes realizar jejuns(de preferência jejum de meio dia ou um dia inteiro, uma vez por mês) para queimar toxinas acumuladas;
  • Estimule a sua circulação: sedentarismo é um dos inimigos do seu metabolismo saudável. Faça caminhadas, passeie com o seu cachorro, pratique yoga.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE

Ainda na direção de ajudar de forma prática a melhoria e manutenção da imunidade, exemplificaremos aqui alguns alimentos que podem ser aliados nesse sentido.

  • Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes e óleos vegetais: são ricos em vitamina E e são ótimos para melhorar a produção de ojas;
  • Gengibre: um dos mais importantes agentes para a formação da imunidade, regula o agni, melhora ojas e possui ação bactericida, além de ser fonte de vitamina C e B6;
  • Antioxidantes: castanha-do-pará e cogumelos, que combatem a ação dos radicais livres, melhoram a cicatrização e regulam o metabolismo;
  • Alho e Cebola: dois alimentos com ação antinflamatória e antibacteriana, cheios de nutrientes que oferecem um aumento na imunidade de forma rápida e eficiente, além de atuar na prevenção de diversos tipos de doenças;
  • Própolis: com ação antibacteriana e antiviral, o própolis ainda possui diversas propriedades que melhoram de forma significativa o sistema imunológico;
  • Alimentos Ricos em Vitamina C: laranja, acerola, tomate, brócolis, pimentão e kiwi são alguns dos melhores exemplos;
  • Pimentas: se utilizadas de forma correta, regulam o metabolismo e melhoram agni, e ainda possuem betacaroneto, que protege o organismo de infecções. 

ATITUDE ATIVA

Seguindo a ideia holística de saúde integral, acreditamos que, para evitar doenças e problemas de saúde de forma geral (em época epidêmicas ou não), uma atitude positiva é essencial. Mantendo um agni saudável e uma nutrição adequada, não há o que temer: vírus e infecções não serão um problema para você. 

Então confie na sua atitude e no seu cuidado pessoal, e leve uma vida equilibrada e alegre. Essa é a sua maior arma em todas as épocas de crise (que vêm e vão). 

Conheça as rotinas e práticas diárias do Ayurveda para a saúde integral , prevenção e longevidade. Acesse aqui as 22 vídeo-aulas.

Lembramos que todas as recomendações desse artigo são gerais. A racionalidade médica ayurvédica entende que a solução para cada indivíduo é sempre única. Dessa forma, para recomendações personalizadas, visite um Terapeuta Ayurvédico próximo a você. Caso não saiba onde encontrar um, podemos ajudar: consulte a nossa Busca Online de Terapeutas e encontre um próximo á sua cidade. 

✔️ Produto adicionado com sucesso.