Dores? Mexa-se e melhore: indicações do Ayurveda

“Exercício” é provavelmente a última coisa que vem à sua mente quando você pensa em artrite. Como é que é possível exercer onde há dor excruciante nas articulações e músculos, quando até mesmo o menor dos movimentos tornam-se difíceis? Bem, a ironia é, o exercício é uma parte muito importante do tratamento em casos de artrite.

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MUDAR PARA MELHORAR

Para a maioria dos pacientes, a dor pode ser uma das principais razões por que eles são adiadas exercício. No entanto, com a ajuda de exercício físico regular e adequada, eles podem colher enormes benefícios, incluindo:

  • Melhor mobilidade articular
  • gama melhorada do movimento
  • Melhor gestão da dor
  • Reforçada força muscular e óssea
  • níveis de energia melhorados
  • controle de peso ou mesmo perda de peso
  • Melhora da auto-estima e uma atitude positiva perante a vida

COMEÇANDO A EXERCITAR-SE

Se você não tem acesso a instalações adequadas para o exercício, aqui estão algumas dicas que irão ajudar você a começar em casa.

  • Comece devagar e com cuidado e evolua gradualmente. Não se apresse com os exercícios. Na verdade, se você tiver parado de se exercitar por algum tempo, é aconselhável começar com exercícios básicos. Você pode intensificar eventualmente.
  • Aquecer os músculos para obter o melhor proveito da sua sessão de exercício. Comece com movimentos que ajudam a aumentar a circulação de sangue para os músculos.
  • Marchando no local com balanço suave de braços alternados para trás e para a frente é um bom começo.
  • Exercícios de amplitude de movimento, como a dança vai ajudar a manter o movimento articular normal e aliviar a rigidez. É também uma ótima opção se você quiser aumentar a flexibilidade.

People doing push-ups

  • Musculação e outros exercícios de fortalecimento vai ajudar a aumentar a força muscular. E, em pacientes com artrite, músculos fortes são importantes para apoio e proteção das articulações adequada.
  • Exercícios aeróbicos ou de resistência, como andar de bicicleta vai ajudar a reduzir a inflamação das articulações, melhorar a aptidão cardiovascular, controlar o peso e melhorar o bem-estar geral. O peso extra coloca pressão adicional sobre muitas articulações e, portanto, o controle de peso deve ser uma parte importante do seu regime de exercícios, especialmente se você estiver com sobrepeso.
  • Evite fazer quaisquer movimentos rápidos bruscos, especialmente exercícios, como correr em superfícies duras ou jogar squash, o que pode afetar adversamente as articulações danificadas
  • Não segure a respiração quando você se exercita, pois é uma parte importante do processo. Continue respirando normalmente durante toda a sessão.
  • Se você se sentir persistentemente mais cansado, ou ter dor ou inchaço após o exercício por um período contínuo de tempo, procurar aconselhamento de um profissional de saúde.
  • Lembre-se sempre de usar roupas confortáveis que não restrinjam seus movimentos. Se você está em pé e faz exercícios, use sapatos confortáveis planos que suportem seus pés.

QUANDO NÃO SE EXERCITAR

Mesmo que você está se sentindo muito bem com os resultados das suas sessões de exercício, há poucos sinais de alerta básicos que você deve ter cuidado com. Pare de se exercitar nas seguintes circunstâncias:

  • Quando você está bem ou está para baixo com o frio ou febre
  • No exercício dói, especialmente na própria articulação
  • Se você se machucar durante o exercício
  • Se as articulações estão mais dolorosas do que o habitual
  • Quando você está muito cansado
  • Se exercícios causar tonturas ou qualquer distúrbio visual
  • Quando você tem dificuldade em respirar ou se sentir doente

Tenha em atenção que a quantidade e tipo de exercício recomendado para cada indivíduo irá variar, dependendo do tipo de juntas que estão envolvidos, a sua estabilidade, a quantidade de inflamação, e se um procedimento de substituição da articulação tenha sido feito.

É altamente aconselhável consultar um profissional de saúde antes de começar com o seu regime de exercício.