Cuidados Odontológicos no Ayurveda

Os dentes são uma parte importante do nosso corpo. A mastigação apropriada dos alimentos é muito importante para a digestão. A mastigação na Ayurveda é considerada muito importante. Há uma dica de saúde muito famosa, que diz: “Coma seus líquidos e beba seus sólidos”.

Isso não será possível sem dentes saudáveis e fortes. Também é verdade que, se os dentes funcionam corretamente, a função dos intestinos na digestão dos alimentos torna-se mais fácil. Os dentes também são necessários para desfrutar o verdadeiro sabor de diferentes alimentos deliciosos. Além disso, os dentes também são necessários para a beleza facial.

HÁBITOS QUE TRAZEM PROBLEMAS 

Apesar de tomar o máximo cuidado de nossos dentes, somos incapazes de evitar problemas comuns. A maioria das pessoas desenvolve um ou outro problema relacionado com dentes em uma idade precoce. Uma das razões muito proeminentes para isso são os nossos hábitos alimentares impróprios. Uso excessivo de açúcares e carboidratos; Comidas muito quentes ou muito frias (refrigerados); Comer alimentos congelados, fritos e picantes são uma causa de problemas relacionados a dentes. Assim, evitando estes tipos de alimentos e com a manutenção adequada e limpeza dos dentes, é possível evitar várias doenças relacionadas aos dentes.


Aprenda a teoria e prática dos fundamentos para cuidados com a pele e beleza através do Ayurveda, a ciência natural milenar indiana. Sao aproximadamente 200 videos gravados que poderá assistir durante 1 ano. Iremos também ter aulas extras ao vivo para ajudar no processo de aprendizado. Acesse aqui o curso Beleza Absoluta


CUIDADOS IMPORTANTES

Ayurveda explica algumas práticas simples e maravilhosas, além de remédios que ajudam a manter dentes fortes e saudáveis.

heart-mouth

  • Escovar os dentes duas vezes por dia é o mínimo necessário para manter a higiene adequada. Ayurveda aconselha o uso de várias ervas para limpar os dentes. Fórmulas especiais de pós-escovação são prescritos para uso geral. Embora você possa se sentir um pouco desconfortável para esfregar os dentes de ervas em pó sobre os dentes, você verá resultados notáveis dentro de algumas semanas. E se você realmente vive em um ambiente natural e gosta de viver naturalmente -como ramos de árvores como o neem ou árvores locais (gosto amargo é bom) pode ser usado para escovar ou limpar os dentes. Mastigar o pau em uma extremidade para torná-lo como uma escova. Esfregue os dentes com esta “escova”.
  • Muitas pessoas têm o hábito de beber chá ou café no início da manhã. Algumas pessoas até bebem chá sem escovar adequadamente e limpar os dentes. Esta é uma causa muito proeminente de problemas dentários, pois isso não só aumenta pitta dosha, também provoca acidez e constipação. Portanto, nunca beba seu chá ou café de manhã cedo sem escovar corretamente e limpar seus dentes. Seria melhor comer algum alimento sólido antes de beber chá ou café.
  • Beber um copo de água (250ml.) Misturado com uma colher de sopa de mel é muito benéfico para os dentes. Você pode mesmo substituir seu chá da manhã com esta bebida. Atua tanto na prevenção quanto na cura de problemas dentários.
  • Após cada refeição, os gargarejos de água doce devem ser feitos pelo menos 4-5 vezes. É muito importante para limpar os dentes cada vez depois de comer alguma coisa. Pode não ser prático para escovar os dentes cada vez, mas apenas a limpeza com água fresca ou água morna é suficiente. Encha a boca com água, circular esta água 2-3 vezes ao redor dos dentes, e então cuspi-la para fora. No caso de algumas partículas de alimentos estão aderindo aos dentes, use o dedo indicador de sua mão para limpá-los.
  • Pegue um copo de água (água morna no inverno) e misture uma pitada de sal comum nele. Gargarejar com água 3-4 vezes. Também encher sua boca com esta água e circulá-lo em torno dos dentes. Isso é bom para os dentes, gengivas e garganta. Deve ser feito todos os dias antes de ir para a cama.
  • Pegue um grama de sal de rocha finamente pulverizado (sal comum, se sal de rocha não está disponível) e misture metade a uma colher de chá de óleo de mostarda nele para fazer uma pasta. Aplique esta pasta sobre as gengivas e massageie suavemente. Não esfregue muito e se houver um pequeno sangramento das gengivas enquanto massageia, não se preocupe. Enxaguar a boca com água morna. Este é um tratamento muito bom para piorréia, gengivas inchadas, dor de dente, e sangramento gengivas. Fortalece as gengivas e mata os germes. Esta massagem pode ser feita a qualquer hora do dia.
  • O pó fino da cúrcuma pode ser usado no lugar do sal (mesma quantidade) na receita acima. Isso deve ser usado antes de ir para a cama. É muito benéfico para dor de dente, cárie dentária e dor nos dentes, enquanto comendo alimentos refrigerados ou quentes, e também para sangramento gengivas.
  • Beber meio copo de água misturado com duas colheres de chá de suco de limão fresco pode ser tomado duas vezes por dia. É bom para reforçar gomas e dentes.
    Manter o cravo na boca e mastigar lentamente.
  • Não misture itens muito quentes e refrigerados juntos, como comer um sorvete imediatamente após uma xícara de café quente ou vice-versa.
  • Evite doces excessivos e alimentos que contenham açúcar e lave a boca imediatamente depois de comer esses itens.
  • Em caso de dor nas gengivas evitar alimentos quentes, picantes, azedo e frito.

Então, basta tentar seguir estas práticas simples e remédios, e continuar a desfrutar de comida deliciosa.