Como Diminuir o Stress com o Ayurveda

Se o título chamou a sua atenção, você já deve ter buscado em algum momento como diminuir o stress, com mais ou menos sucesso na sua busca. Há diversas técnicas e conselhos terapêuticos para reduzir o stress e ter uma vida mais equilibrada, mas talvez não tão práticos e simples quanto os métodos da medicina milenar ayurvédica.

 

A Origem do Seu Stress

 

Em primeiro lugar...autoconhecimento. É preciso saber qual a origem do seu stress, da sua irritação, ansiedade ou mau-humor. Analisando de forma objetiva a sua parte emocional, quase sempre é possível identificar um ou mais problemas que podem  ser de vital importância nessa investigação: problemas familiares, profissionais, conjugais, etc.

Como diminuir o stress

Essa análise é importante, e se começamos a observar estamos a um passo de entender como diminuir o stress. Mas a novidade aqui é: você não deve focar na mudança das condições externas, pois mesmo que você consiga mudá-las, elas sempre estarão sujeitas a mudanças e seu estado de espírito sempre estará por um fio. Dessa forma, foque em mudar a sua reação frente aos fatos: melhorando a paciência, a aceitação e a resiliência, estamos bem e em paz mesmo que o mundo venha abaixo.

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Como Diminuir o Stress com Meditação

A meditação é o método prático mais eficiente para checar nossas respostas aos eventos externos e tentar melhorá-las, melhorando assim nosso bem-estar e conforto mental. Pode parecer jargão, pode ser que todo mundo fale em meditação, mas garantimos que isso não é modismo: a meditação é a melhor ferramenta para te fazer uma pessoa melhor e mais feliz.

 

Como reduzir o stressPara começar a entender como diminuir o stress com meditação, apenas tenha a atitude de sentar na almofada, no sofá, na cama ou no chão, e meditar. Busque orientação, claro, e comece assim que puder. Observe a sua respiração, seus pensamentos, suas respostas corporais ou recite mantras: escolha o seu método e comece hoje mesmo, mesmo que você não seja muito bom ou boa nisso. A meditação é um exercício e ficamos bons apenas e praticarmos.

 

Dessa forma, respire fundo, sente confortavelmente e inicie a sua meditação. Você perderá a concentração constantemente, e isso faz parte da meditação, por isso sempre seja gentil ao retornar ao foco. Faça isso de 3 a 5 minutos por dia, e em dois ou três dias você sentirá a diferença, invariavelmente.

 

Como Diminuir o Stress através da Rotina

A rotina também é muito importante na manutenção da fortaleza interna, da flexibilidade de pensamentos e na aceitação dos fatos. Tudo o que você pratica no seu dia vai fazendo parte da sua vida e construindo uma personalidade mais ou menos forte. No Ayurveda, entendemos que a rotina deve ser adaptada a cada pessoa e a cada biotipo, sendo que cada um tem suas melhores práticas para manter o equilíbrio.

Dinacharya

Mas algumas práticas são importantes para todos:

  • alimentação baseada em vegetais, sem excesso de estímulos (temperos, sal, açúcar);
  • incremento da digestão com chás, ervas e massalas (toxinas geradas por má digestão aumentam o stress);
  • massagem corporal diária com óleo nutritivo;
  • massagem com terapeuta semanalmente, se possível;
  • diminuir o estímulos nas horas de descanso: quando puder descansar a mente, leia um livro, medite ou fique apenas refletindo: evite excesso de estímulos com celular e telas o tempo todo;
  • invista no seu sono: falta de sono e descanso prejudica a digestão, diminui a paciência e prejudica os processos cognitivos. Por isso, tente usar chás calmantes para dormir, leite vegetal morno com especiarias, leia um livre e medite brevemente.

 

Praticas Especiais para Diminuir o Stress

Algumas práticas ayuvédicas são excelentes para combater o stress. Vamos enumerar algumas delas, que devem sempre ser realizadas com o terapeuta ayurvédico.

Como diminuir a ansiedade

 

  • Basti: o basti é a aplicação de óleo nutritivo morno em algumas regiões do corpo, utilizando-se um envoltório especial feito de cereais para manter o óleo na região aplicada. Os principais bastis para combater o stress são o shiro basti (cabeça) e o hridi basti (região do tórax cardíaco).
  • Abhyanga: a abhyanga é a massagem mais conhecida do Ayurveda, na qual se utiliza bastante óleo no intuito de nutrir e acalmar. O óleo é aplicado normalmente morno, e em movimentos longos e profundos, proporcionando nutrição profunda e relaxamento absoluto.
  • Shirodhara: também muito conhecido, apesar de pouco popular, esse método talvez seja o mais indicado em casos de stress, ansiedade e insônia. Trata-se de uma aplicação de óleo morno na região da testa e cabeça, através de uma cuba especial que transita de um lado para o outro, criando uma aplicação uniforme e ritmada.

 

Como Diminuir o Stress com Fitoterapia

O uso de plantas e ervas no Ayurveda pode ajudar muito no combate ao stress. Além de promoverem o equilíbrio integral do nosso conjunto corpo/mente, as ervas podem rapidamente ajudar de forma pontual na atenuação de irritações e ansiedade.

Vamos aqui citar as principais:

-ashwagandha: raiz tradicional ayurvédica que reforça a imunidade, tem efeito tônico no sistema nervoso, e combate ativamente a ansiedade e o stress. Saiba mais sobre o ashwagandha;

-camomila: bem popular no Brasil, a camomila possui propriedades calmantes e é excelente para ser tomada antes de dormir, ou na parte da noite;

-gotu kola/brahmi: essa planta é conhecida por todo o mundo como rejuvenescedora mental e tônico do sistema nervoso.  Suas folhas possuem propriedades altamente sátvicas, e podem inclusive melhorar o desempenho da sua meditação. Conheça o brahmi aqui.

-valeriana: é uma planta muito conhecida por suas propriedades sedativas e calmantes, e pode ser utilizada no dia a dia contra estados depressivos, de stress ou ansiedade.

 Ervas para ansiedade

 

Como pudemos comprovar, o Ayurveda propõe muitos meios práticos no caminho para diminuir o stress. É importante lembrar que muitas vezes as causas do início do stress não são o trabalho ou as incertezas financeiras. Na maioria das vezes o stress e a falta de flexibilidade mental vêm de uma má alimentação, rotina inadequada e digestão ruim. Por isso, não temos dúvidas de que essas recomendações acima funcionam para você que busca como diminuir o stress.