Resoluções e Planos de Ano Novo Para Cada Dosha
A ideia para esse artigo surgiu em meio às conversas de começo de ano, quando as pessoas comentam os seus planos, suas vontades e expectativas para o ano que está chegando, e inevitavelmente lembram dos planos do ano passado. A maioria chega à conclusão de que muito do que foi planejado não foi cumprido, e quando iniciam a comparação de valores, motivações e execuções dos planos, acaba ficando no ar uma grande interrogação, como se as pessoas não entendessem o porquê de não conseguir, ano após ano, cumprir os planos realizados.

Essa comparação natural em meio ao balanço de ano novo é completamente natural, e seria muito melhor aproveitada se cada um soubesse as peculiaridades do seu biotipo, e entendessem o que deu errado, para que os novos planos surjam mais eficientes. Há muitas linguagens e interpretações que buscam separar as pessoas por suas características intrínsecas, e o Ayurveda é uma dessas linguagens, permitindo que as pessoas entendam suas atitudes, dificuldades e motivos de sucesso.
A NECESSIDADE GERAL PARA CUMPRIMENTO DE METAS

Por isso, numa recomendação super geral, podemos dizer que o não cumprimento dos planos é uma baixa do dosha Pitta naquele indivíduo, ou pelo menos a incapacidade de manutenção dessas qualidades de Pitta o longo do ano, à medida que os planos deveriam ser executados. Observar o Pitta e tentar estimulá-lo pode ser uma boa recomendação inicial para tentar cumprir todas as metas para esse próximo ano.
PARTICULARIDADES DE CADA DOSHA
VATA

CADASTRE-SE NO NOSSO BLOG E RECEBA ARTIGOS, EBOOKS E INFOGRÁFICOS GRATUITOS.CONTEÚDO EXCLUSIVO E VOLTADO PARA O AYURVEDA.
CADASTRE-SE AQUI
Podemos afirmar sem medos que os indivíduos de Vata farão mais planos e criarão mais expectativas, e isso será feito em diversas áreas das suas vidas. Muitos planos na área profissional, possivelmente incluindo mais de uma área profissional, planos de amores impossíveis e românticos, e mudanças radicais de vida que, na maioria das vezes, não são muito práticas e executáveis. O maior erro do dosha Vata é sempre planejar demais, esperar demais, achar que consegue abraçar o mundo todo começo de ano. Justamente por isso, a melhor recomendação para pessoas de Vata é dosar os planos, criar pequenas planilhas e tentar realizar uma coisa de cada vez.
PITTA

Aqueles com predomínio Pitta têm uma tendência a exagerar nos planos também, mas de forma diferente. Ao invés de investir em diversas áreas e tentar abraçar o mundo como os Vata, a dominância do Pitta tende a gerar orgulho e autoapreço, criando planos e sonhos altos demais para o pequeno prazo adiante. Como o Pitta tende a tornar-se orgulhoso, ele pode exagerar seu próprio potencial e tentar dar um passo maior do que pode, e a cobrança pessoal que virá no futuro é a maior de todos os doshas. Pittas equilibrados tendem a obter clareza e acertar na medida, mas qualquer desequilíbrio pode criar um grande potencial para futura decepção.
PARA ENTENDER MAIS SOBRE OS BIOTIPOS, VEJA AQUI NOSSO INFOGRÁFICO EXCLUSIVO SOBRE DOSHAS.
O que pode ser feito para amenizar esse problemas é, sob orientação do terapeuta, iniciar uma dieta e rotina que amenize o Pitta, principalmente porque o verão é a época em que esse dosha tende a descompensar com o excesso de calor e umidade.
KAPHA
Os indivíduos com predominância Kapha, em sua maioria, possuem uma característica mais balanceada com relação a planos futuros. Graças a uma resistência natural à mudanças, essas pessoas tendem a calcular com calma cada passo à frente. Quando ocorrem grandes mudanças de ciclo, como a virada do ano, por exemplo, pessoas com predominância do dosha Kapha ficam receosas e preferem inovar em apenas algum setor da vida que seja mais urgente, e escolhem as mudanças menos dolorosas e menos arriscadas, a não ser que seja muito necessário mudar.

A melhor solução para os indivíduos Kapha na virada do ano é aproveitar o aumento súbito do seu Pitta no verão que acaba de começar, colocando em movimento energias paradas e transformando antigas decepções em sabedoria, como novo motor para empurrar carreira e planos pessoais, e tentando extinguir ao máximo a culpa que ainda carrega. Mas tudo no movimento de Kapha é mais lento, e respeitar o próprio ritmo é a principal recomendação para os Kapha, nunca comparando o seu progresso e sucesso com o progresso e sucesso de algum Pitta que possa servir de referência. A comparação não é válida por essa diferença de velocidade de progresso e também pela diferença do significado da palavra sucesso para cada dosha.